Equipe Furnas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mesmo lesionada, Jaqueline Ferreira sobe ao pódio em evento-teste

Atleta do levantamento de peso, que sofreu uma lesão muscular duas semanas antes do Sul-Americano, ficou com o bronze no campeonato que terminou neste domingo

Jaqueline Ferreira se prepara agora para o Pan-Americano, em junho (Foto: Divulgação CBLP)
Escrito por

Alegria para Colômbia e Alemanha, preocupação para o Brasil e muito aprendizado para todos os envolvidos. Este foi o saldo do Aquece Rio Campeonato Sul-Americano de Levantamento de Peso, evento-teste para os Jogos Rio 2016 realizado na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca e encerrado no último domingo. A delegação colombiana, com seis medalhas de ouro e quatro de prata, teve o melhor desempenho coletivo na competição. O Equador ficou com duas medalhas de ouro, três pratas e três bronzes, enquanto o Brasil encerrou sua participação com dois ouros, duas pratas e seis bronzes.

Uma das medalhas de bronze foi conquistada por Jaqueline Ferreira (categoria até 75 quilos), atleta da Equipe Furnas - ela terminou em segundo lugar no arranque e ficou com a terceira colocação no total no evento-teste. Jaqueline sofreu uma lesão muscular na perna duas semanas antes da competição e, por ordens médicas, teve de ficar uma semana parada, sem sequer treinar.

- Esse período sem treinar refletiu no meu desempenho no Sul-Americano, infelizmente. Valeu pela medalha, mas o resultado não foi bom. Não cheguei nem perto do que eu esperava e do que vinha treinando - lamentou Jaqueline.

- Para piorar, ainda tive um pequeno acidente na área de aquecimento, porque as plataformas estavam escorregadias. Se tivesse repetido minha performance dos treinos antes da lesão teria ficado com a medalha de ouro. Agora é me recuperar fisicamente para garantir de vez a vaga olímpica no Pan-Americano em junho - completou a atleta.

O brasileiro Fernando Reis, que sofreu um estiramento no ligamento do cotovelo direito durante sua segunda apresentação no arranco e foi direto da Arena Carioca 1 para um hospital na Barra da Tijuca. Segundo a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) informou, a lesão é leve e, em quatro dias, Fernando poderá voltar a treinar.

Gustavo Nascimento, diretor de instalações do Comitê Rio 2016, disse que, de maneira geral, as áreas testadas apresentaram sucesso e que os pisos das plataformas de treinamento serão alvo de ajustes. Alguns atletas observaram que a superfície, apesar de aprovada pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF), estaria apresentando deformações depois de submetida ao constante impacto de barras e anilhas – que são soltas no ar pelo atleta após completar levantamento.

- Colocamos uma plataforma sob a inicial e o caso foi solucionado para este evento - disse Gustavo. Sam Coffa, presidente da Federação Internacional, anunciou, depois do evento-teste, que a IWF deve optar por uma outra solução, que é instalar uma base de madeira sob a plataforma de competição para dar mais estabilidade.