Equipe Furnas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com 10 duplas brasileiras, etapa da Alemanha define ranking olímpico

Primeiro Major Series da temporada pode alterar a participação de parcerias estrangeiras na lista dos classificados para os Jogos do Rio-2016

Pedro Solberg e Evandro jogam em Hamburgo, de olho nos prováveis rivais olímpicos  (Foto: Divulgação/FIVB)
Escrito por

A disputa do Major Series de Hamburgo, na Alemanha, a partir desta quarta-feira, será a última parada do Circuito Mundial 2016 a contar pontos ao ranking olímpico. Apesar de as duplas brasileiras nos Jogos do Rio já terem sido definidas desde o ano passado (Alison/Bruno Schmidt e Evandro/Pedro Solberg), o primeiro Major da temporada pode alterar a participação de duplas estrangeiras na lista de classificados aos Jogos de 2016. O Brasil terá 10 duplas na disputa, sendo oito delas direto na fase de grupos.  Bruno Schmidt, Evandro e Pedro Solberg são atletas da Equipe Furnas.

Será a primeira vez que Hamburgo recebe uma etapa do torneio internacional. O Brasil terá cinco duplas no torneio masculino. Além das duas parcerias representantes na Olimpíada, Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB) e Ricardo/André Stein (BA/ES) partem direto da fase de grupos. Guto e Saymon (RJ/MS) buscam a vaga no qualificatório amanhã.

No torneio feminino, o Brasil terá as representantes olímpicas Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Larissa/Talita (PA/AL), além de Juliana/Taiana (CE) e Lili/Maria Elisa (ES/PE), direto na fase de grupos, também a partir de quarta-feira (08.06). Já Duda/Elize Maia (ES/SE) partem do qualificatório amanhã, em busca de uma vaga na fase principal.

Os jogos da fase de grupos começam na quarta-feira, com 32 times (em cada naipe) divididos em oito grupos de quatro duplas. Elas jogam entre si com os primeiros colocados indo direto às oitavas de final (Round 2). Segundos e terceiros de cada chave disputam uma rodada eliminatória a mais, a repescagem (Round 1).

O Major Series de Hamburgo será a última etapa do Circuito Mundial a contar pontos para o ranking olímpico. Os primeiros 15 times da lista (respeitando o limite máximo de duas duplas por país), garantem vaga nos Jogos de 2016. O Brasil fica fora da conta, pois conquistou uma das vagas por ser país sede e a outra ao vencer o Campeonato Mundial.

Duas duplas ainda sonham em entrar no ranking masculino, os mexicanos campeões pan-americanos Virgen e Ontiveros, e os canadenses Josh Binstock/Sam Schachter. No feminino, três times ainda possuem chances de classificação, dependendo de uma combinação de resultados: as russas Ekaterina Birlova/Evgeniya Ukolova, Linline Matauatu/Miller Pata de Vanuatu, e as finlandesas Taru Lahti/Riikka Lehtonen.

O Brasil lidera o quadro de medalhas em etapas do Circuito Mundial realizadas na Alemanha. Até hoje foram realizados 15 eventos no naipe masculino e outros nove no feminino, todos na capital Berlim. Os brasileiros possuem 19 medalhas no masculino (nove ouros, quatro pratas e seis bronzes) e nove medalhas no feminino (quatro ouros, três pratas e dois bronzes). Após a parada na Alemanha, o tour mundial segue para o Grand Slam de Olsztyn, na Polônia.

CONFIRA A LISTA DE TODOS OS CAMPEÕES NA ALEMANHA

Masculino
1995 - Berlim - Kvalheim/Maaseide (NOR)
1996 - Berlim - Child/Heese (CAN)
1997 - Berlim - Zé Marco/Emanuel (BRA)
1998 - Berlim - Hoidalen/Kjemperud (NOR)
1999 - Berlim - Zé Marco/Ricardo (BRA)
2001 - Berlim - Prosser/Zahner (AUS)
2002 - Berlim - Pará/Harley (BRA)
2003 - Berlim - Harley/Franco (BRA)
2004 - Berlim - Dieckmann/Reckermann (ALE)
2005* - Berlim - Márcio/Fábio Luiz (BRA)
2007 - Berlim - Márcio/Fábio Luiz (BRA)
2008 - Berlim - Ricardo/Emanuel (BRA)
2012 - Berlim - Alison/Emanuel (BRA)
2013 - Berlim - Evandro/Vitor Felipe (BRA)
2014 - Berlim - Hyden/Bourne (EUA)

Feminino
2000 - Berlim - May/McPeak (EUA)
2003 - Berlim - Ana Paula/Sandra Pires (BRA)
2004 - Berlim - Shelda/Adriana Behar (BRA)
2005* - Berlim - Walsh/May (EUA)
2007 - Berlim - Walsh/May (EUA)
2008 - Berlim - Walsh/May (EUA)
2012 - Berlim - Juliana/Larissa (BRA)
2013 - Berlim - Talita/Taiana (BRA)
2014 - Berlim - Kolocova/Slukova (CZE)
* Campeonato Mundial