Equipe Furnas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cátia Portilho se prepara para o Arnold Classic Brasil

Premiada levantadora de peso será uma das atrações do evento, no Rio de Janeiro

Brasileira é uma das melhores do mundo na modalidade (Foto: Reprodução/Facebook)
Escrito por

Pentacampeã e recordista mundial de levantamento de peso básico – também chamado de Powerlifting –, além de melhor atleta do mundo na categoria até 60kg em 2015 e campeã em Las Vegas (EUA), evento realizado pela WABDL (World Association of Benchers and Deadlifters/Associação Mundial de Levantadores de Peso, numa tradução livre), Cátia Portilho, atleta da Equipe Furnas, é um dos principais nomes da modalidade no Brasil.

Ela se prepara para disputar o Arnold Classic Brasil 2016, evento multiesportivo e maior feira internacional de nutrição esportiva, fitness e competições da América Latina entre os dias 1 a 3 de abril, no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Apesar de ser uma das atletas mais velhas inscritas na competição, 49 anos, e também relativamente uma das mais leves (pesa menos de 60 quilos) a carioca está confiante em mais um título.

- Não entro em nada para perder. Mas sei que vai ser um desafio. A competição não será por categoria de peso ou idade e sim por índice de força relativa, isto é: quem levantar maior peso proporcional ao peso corporal - explica Cátia.

Em sua última competição internacional, em novembro do ano passado, com uma lesão no ombro direito ela não usou o equipamento e competiu na categoria RAW, sagrou-se campeã mundial Open (sem limite de idade) e Master 2 (47-53 anos) no supino. A atleta estava pesando 58 Kg e levantou 77,5kg. No levantamento terra, Cátia competiu equipada e foi vice-campeã mundial Open e campeã mundial Master 2, com 185kg, peso três vezes maior que seu peso corporal.

Na modalidade Push-Pull, onde se soma as marcas do supino e do levantamento terra, Catia obteve o total de 262,5kg, o que lhe rendeu não somente os títulos de campeã mundial Open e Master 2, mas também dois inéditos recordes mundiais, objetivo que vinha perseguindo há anos.

Cátia quebrou ainda todos os recordes brasileiros de sua categoria e foi também premiada como melhor atleta do mundo, por índice de força, na categoria até 60kg.