Equipe Furnas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bimba participa de regata ecológica na Baía de Guanabara

No total, 409,4kg de lixo foram recolhidos do mar com muitos objetos exóticos

Bimba ajuda a recolher lixo na Baía de Guanabara (Foto: João Pedro da Rocha)
Escrito por

A Escola Naval e Furnas realizaram, na última quarta-feira (25/5), a XVII Regata Ecológica, que promoveu uma competição de retirada de lixo da Baía de Guanabara entre estudantes universitários, aspirantes da Marinha e jovens de projetos sociais. No total, 409,4kg de lixo foram recolhidos do mar. Esta edição da Regata contou com a participação especial do velejador Ricardo Winicki, o Bimba, atleta da Equipe Furnas já classificado para os Jogos Olímpicos Rio 2016 na classe Windsurf RS:X.

Bolsas, mochilas, botas, sandálias, madeiras, garrafas e até uma televisão foram retirados da Baía de Guanabara. Mas o lixo que ganhou o título de mais exótico foi um ovo cru, encontrado pela equipe do Veleiro Brequelé. Já o Veleiro Dourado, com a equipe de colaboradores de Furnas, foi o vencedor geral, com 64,4kg recolhidos.

Bimba fez questão de participar ajudando a catar o lixo para o Veleiro Dourado e comentou sobre a importância de iniciativas como a Regata.

- O principal disso aqui é conscientizar a população sobre o lixo que é jogado pela própria população. É uma pena que tenhamos que ter iniciativas como esta para conscientizar todos, mas eu diria, pelo que conheço, que hoje a Baía está bem mais limpa, apesar de longe do ideal - disse o velejador.

Foram 241 universitários inscritos e 120 militares participantes em 18 embarcações nas categorias Oceânico, Cabinado e Escaler. Os tripulantes, do corpo de aspirantes da Escola Naval, participaram ativamente da atividade, com dicas a bordo e realizando manobras radicais para recolher o lixo.

Entre as instituições presentes estiveram a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Veiga de Almeida, a Universidade Souza Marques, as Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH), o Recicloteca (Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente) e o Projeto Grael.

Furnas acredita que o apoio ao esporte deve ser usado como mecanismo de inserção social, cidadania, educação e qualidade de vida. A empresa tem por princípio privilegiar esportes relacionados à água e ao vento, as duas principais fontes de geração de energia limpa e renovável desenvolvidas hoje pela companhia. Além disso, a empresa também apoia projetos sociais e eventos esportivos que estejam alinhados à política de Responsabilidade Social de Furnas, que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da população.