Equipe Furnas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atletas da Equipe Furnas convocados para a Paralimpíada

Daniel Dias, Clodoaldo e Wallace Antonio estão entre os 278 nomes anunciados

Daniel Dias é uma das principais esperanças de medalha do Brasil (Foto: Reprodução/Twitter)
Escrito por

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira (19/7) a convocação de 278 atletas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. É a maior delegação que já representou o país em uma Paralimpíada. O evento que revelou os nomes dos escolhidos aconteceu no recém-inaugurado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Entre os convocados estão atletas da Equipe Furnas: Wallace Antonio, do arremesso de peso, além dos nadadores Daniel Dias e Clodoaldo Silva.

Daniel Dias é uma das principais esperanças de medalha. Ele é dono de 13 medalhas paralímpicas, sendo oito de ouro. Clodoaldo Silva vai para a quinta e última participação nos Jogos, tendo conquistado também 13 medalhas, sendo seis ouros. Já Wallace Antonio é o recordista das Américas no arremesso de peso, com 11,05m, e estreará em Jogos Paralímpicos.

Pela primeira vez na história, o país terá representantes em todas as 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos. Ao todo, serão 181 homens e 97 mulheres com a tarefa de atingir a meta de ficar entre os cinco melhores no quadro geral de medalhas. O objetivo foi estabelecido após a sétima posição nos Jogos de Londres-2012 (21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze - 43 no total).

- Materializar a delegação dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 é um momento muito importante para o Comitê Paralímpico Brasileiro. Será a maior e melhor delegação paralímpica brasileira de todos os tempos. Estamos muito orgulhosos, pois também será a primeira vez que estaremos em 100% das modalidades que compõem o programa paralímpico, também por ser o país-sede. Estamos ansiosos para entrar na Vila dos Atletas com esta delegação - disse o presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), Andrew Parsons.

Os 278 atletas paralímpicos contarão com o apoio de técnicos e outros integrantes da comissão técnica, totalizando uma delegação de 494 pessoas na Vila dos Atletas.

O estado com o maior número de representantes é São Paulo. Escolhido para ser o local do CT Paralímpico Brasileiro, o maior legado material dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, São Paulo contará com 75 atletas na Paralimpíada. É seguido pelo Rio de Janeiro, com 33, e pelo Paraná, que enviará 20 representantes à Cidade Maravilhosa. São Paulo e Rio de Janeiro dão ao Sudeste a maioria entre os convocados, com 128. Todas as regiões estarão representadas: Norte (17), Nordeste (53), Centro-Oeste (39) e Sul (41).

O grupo selecionado pela direção técnica do CPB tem diversas conquistas no currículo. Grandes medalhistas paralímpicos, como Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Andre Brasil (natação), Terezinha Guilhermina e Yohansson do Nascimento (atletismo) estão na lista. Ao todo, são 44 atletas de 11 modalidades distintas que já subiram ao pódio em Paralimpíadas e tentarão repetir a conquista no Rio de Janeiro.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 serão disputados entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Mais de 4 mil atletas de 176 países são esperados para a disputa de 528 medalhas. O dia 19 de julho foi escolhido para o evento de convocação do Comitê Paralímpico Brasileiro pois marca os 50 dias para a abertura da Paralimpíada carioca.