Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ponto mais baixo, mas que impulsionou reconstrução: rebaixamento do Corinthians completa 14 anos

Clube caiu para a Série B em 2007, mas se reconstruiu e conquistou títulos importantes desde então

Torcida do Corinthians em 2007 (Foto: Ricardo Rimoli/Lancepress!)
Escrito por

Dia 2 de dezembro de 2007 é uma data que ficou marcada negativamente na história do Corinthians. Há 14 anos, em meio a uma temporada difícil, o time acabou rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. O ano foi marcado, também, pelo fim da parceria entre o Alvinegro e a MSI (Media Sports Investmentes), um fundo de investimento com sede em Londres, representado no Brasil pelo empresário iraniano Kia Joorabchian.

No primeiro ano de parceria, a MSI investiu cerca de R$ 115 milhões e contratou nomes como Tevez, Nilmar e Mascherano, o que rendeu ao Timão a taça do Campeonato Brasileiro de 2005, apesar do escândalo envolvendo a "máfia dos apitos". O que parecia um momento de glória, acabou por ser, talvez, o momento mais crítico da história alvinegra dois anos mais tarde.

Andrés Sanchez assumiu a presidência do clube poucos meses após o fim da parceria. Com o rebaixamento confirmado pouco depois, o Timão precisava se reerguer no ano seguinte, e conseguiu. O time foi campeão e retornou à elite do Nacional, em 2008. Em dezembro do mesmo ano, o clube confirmou uma das maiores contratações da história do futebol brasileiro, ao anunciar Ronaldo para o ano de 2009. Começava a reconstrução.

A partir daí, a história tomou um novo rumo. O Corinthians conquistou cinco vezes o Campeonato Paulista, uma Copa do Brasil, três vezes o Campeonato Brasileiro. O ápice foi o ano de 2012, quando sagrou-se campeão da Copa Libertadores e o Mundial de Clubes.

Em 2021, o Corinthians não conquistou nenhuma taça, mas montou um forte  elenco com nomes como Giuliano, Renato Augusto, Roger Guedes e Willian, em busca colher os frutos na temporada seguinte.