Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Árbitro de ‘decisão’ já apitou outros Corinthians e Grêmio e teve trabalho contestado pelo Timão

Bruno Arleu de Araújo tem chancela da Fifa, mas não agradou corintianos na última vez que apitou um duelo contra o Tricolor Gaúcho

Bruno Arleu apitou a última final da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Grêmio (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

A partida entre Corinthians e Grêmio, neste domingo (5), às 16h, na Neo Química Arena, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, tem sido tratada como decisão para as duas equipes. O Timão busca a vaga direta na fase de grupos da Libertadores do ano que vem, enquanto o Tricolor Gaúcho luta para fugir da zona do rebaixamento. E para uma partida tensa, o carioca Bruno Arleu de Araújo foi escolhido para ser o árbitro. 

O profissional, que pertence a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), está na prateleira mais alta da arbitragem brasileira, estando no quadro da Fifa desde o ano passado, mas tem histórico de trabalhos contestáveis pelo Timão em jogos recentes, inclusive contra o próprio Grêmio. 

Pela terceira rodada do Brasileirão do ano passado, realizada em Porto Alegre, no mês de agosto, Arleu não marcou pênaltis pedidos pelos corintianos em duas oportunidades, sobre o lateral-direito Michel Macedo e o atacante Jô. Em ambas ocasiões nem o VAR foi acionado. 

Posteriormente, no segundo tempo, o dono do apito marcou uma penalidade a favor dos gremistas após consulta ao monitor da arbitragem de vídeo. A cobrança foi desperdiçada por Diego Souza. 

A arbitragem de Bruno Arleu de Araújo foi tão criticada pelos corintianos na ocasião que o então treinador do clube, Tiago Nunes, foi expulso. 

Mas não foi essa a única polêmica envolvendo Bruno e Corinthians. Em 2019, em derrota do Timão por 2 a 1 para o Cruzeiro, em Itaquera, no segundo turno do Brasileirão daquele ano, o árbitro não marcou impedimento do meia Ederson, que na época defendia a Raposa, mas hoje pertence ao Alvinegro Paulista, estando emprestado ao Fortaleza, em um lance em que a defesa corintiana parou. Na sequência, o carioca expulsou o técnico Fábio Carille, que à época treinava a equipe do Parque São Jorge, por reclamação. 

No total, Bruno Arleu de Araújo apitou nove jogos do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro com quatro empates, duas vitórias e duas derrotas. Nas duas vezes em que apitou confrontos do Timão contra o Grêmio, a partida terminou empatada sem gols. Em ambas as ocasiões as partidas foram disputadas em Porto Alegre, a deste fim de semana será a primeira em São Paulo. 

Militar e com 38 anos de idade, Bruno apitará neste domingo (5) o seu 15º jogo neste Brasileiro, terceiro do Alvinegro do Parque São Jorge e também do Tricolor Gaúcho. 

Bruno será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Daniel do Espírito Santo Parro, ambos cariocas e do quadro da Fifa. O árbitro de vídeo será Rodrigo Nunes de Sá, também do Rio de Janeiro.