Copa do Mundo Feminina

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por que Cristiane não foi convocada para disputar a Copa do Mundo feminina pela Seleção Brasileira?

Em 2023, a atacante soma 11 gols e três assistências pelo Santos

Cristiane é a segunda maior artilheira da história da Seleção Feminina (Foto: Reprodução/Internet)
Escrito por

Cristiane Rozeira ficou fora da lista de convocadas para a Copa do Mundo Feminina de 2023. A atacante não apareceu entre as 23 selecionadas por Pia Sundhage para disputa do Mundial, que está sendo disputado na Austrália e na Nova Zelândia.

Atualmente, mesmo aos 38 anos, a jogadora é uma das principais referências técnicas atuando no país. Em 2023, Cris soma 11 gols e três assistência em 20 partidas, e lidera a equipe santista que está na semifinal do Brasileirão Feminino. Apesar de viver grande fase, a atleta do Peixe não é convocada para a Seleção desde a chegada de Pia, que assumiu o cargo após a Copa de 2019.

+ Diniz na Seleção, clube fecha as portas para retorno de Sergio Ramos… o Dia do Mercado!

Para o ataque da Seleção, a treinadora sueca selecionou: Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madrid CFF) e Marta (Orlando Pride). Com exceção de Marta, maior jogadora da história da Amarelinha, as demais atletas apresentam características específicas que agradam a comandante: velocidade e, principalmente, polivalência, ou seja, são capazes de atuar em mais de uma posição. Atributos que a técnica não enxerga em Cristiane.

No último Mundial, disputado em 2019, na França, a atleta do Peixe foi o principal destaque do Brasil e terminou a competição com quatro gols. Porém, a Seleção acabou eliminada de maneira precoce nas oitavas de final, após perder na prorrogação para as donas da casa por 2 a 1.

Indagada sobre a ausência de Cristiane na lista, Pia desviou o foco do assunto, e preferiu comentar sobre as atletas que foram selecionadas para disputa do campeonato.

- Acho que para mostrar respeito as 26 jogadoras que nós estamos levando, eu gostaria de falar dessas jogadoras, porque elas merecem ser o principal - disse a treinadora.

Santos enfrenta o Corinthians na semifinal do Brasileirão Feminino 2023 (Reprodução / Santos FC / @diogolfoto)

Números de Cristiane com a camisa da Seleção

Um dos maiores símbolos do futebol feminino nacional, Cristiane é a segunda maior artilheira da história da Seleção, com 96 gols, atrás apenas da Rainha Marta, que soma 119 tentos.

Em cinco Copas do Mundo disputadas (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019), a atleta do Peixe anotou 11 gols em 21 jogos, o que dá a jogadora uma média de 0,52 gol por partida na competição.