Copa do Mundo Feminina

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Japão bate Costa Rica com tranquilidade e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo Feminina

Hikaru Naomoto e Aoba Fujino marcaram os dois gols do jogo ainda na primeira etapa

Fujino é celebrada por companheiras após marcar segundo gol do jogo (Foto: Sanka Vidanagama / AFP)
Escrito por

Na madrugada desta quarta-feira, a seleção do Japão bateu a Costa Rica por 2 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do grupo C da Copa do Mundo Feminina. Ainda na primeira etapa, Hikaru Naomoto e Aoba Fujino marcaram os gols da vitória e garantiram o triunfo nipônico.

+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina

Com o resultado, as asiáticas chegaram a seis pontos e garantiram classificação para as oitavas de final, enquanto a Costa Rica, com zero pontos, está eliminada no terceiro lugar. A Espanha lidera a terceira chave, também com seis pontos, mas com um saldo de gols superior às japonesas, e a Zâmbia completa o grupo na lanterna, também com zero pontos.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Veja os cinco principais lances do confronto

!FALTOU ENCONTRO! Aos 15 da primeira etapa, o Japão já era melhor e quase abriu o placar. Mina Tanaka fez bom trabalho na referência e abriu para Naomoto, que bateu cruzado e obrigou Solera a fazer ótima defesa. No rebote, com o gol aberto, Shimizu chegava de frente para marcar, mas Fujino colocou o pé na frente para tentar fazer o gol e acabou errando o alvo, desperdiçando ótima oportunidade.

!O PRIMEIRO! A dose se repetiria dez minutos depois para a equipe japonesa. Mina Tanaka apareceu no entrelinhas como uma boa falsa 9 e serviu Naomoto, num passe milimétrico que María Coto não alcançou. Dessa vez, não houve perdão: a camisa 8 fuzilou para abrir o placar, tirando as chances de Solera de salvar.

!SEM TEMPO PARA RESPIRAR! Dois minutos depois, Sugita apareceu livre no corredor esquerdo e acertou um belo cruzamento, mas Tanaka errou a cabeçada. Fujino evitou a saída pelo lado direito e decidiu sozinha. Gingou para cima da marcação de Elizondo, invadiu a área, levou para a linha de fundo e soltou a bomba. Mesmo sem ângulo, acabou surpreendendo Solera, que não conseguiu salvar. 27 minutos de jogo e partida já definida a favor das nipônicas.

!SAÍDA RÁPIDA! Em belo contra-ataque aos 31 da segunda etapa, Ueki, que havia entrado poucos minutos antes, fez bela jogada no corredor esquerdo, arrancou e serviu Miyazawa. Em um belo domínio, a camisa 7 girou, saiu da marcação e bateu de direita, obrigando Solera a aparacer para fazer boa defesa.

!TENTANDO VOLTAR! Três minutos depois, foi a vez da Costa Rica chegar com perigo. Hasegawa acabou errando saída no campo defensivo, Sheika Scott recuperou e acionou Priscilla Chinchilla mais à frente. A centroavante acertou bom passe no meio e Gloriana Villalobos chegou emendando, mas Ayaka Yamashita, ligada, conseguiu boa defesa.

Priscila Chinchilla e Yui Hasegawa disputam bola no duelo (Foto: Sanka Vidanagama / AFP)

Como foi o primeiro tempo?

A seleção do Japão iniciou a primeira etapa melhor na partida. Controlando as ações, já fazia por merecer o primeiro gol, que saiu aos 25 minutos, surgindo dos pés de Mina Tanaka, que achou boa bola para Naomoto bater cruzado e sair para o abraço. Dois minutos depois, as japonesas ampliaram com Fujino, que achou um belo chute sem ângulo para ampliar a vantagem.

E a segunda etapa?

A equipe asiática resolveu o jogo ainda na primeira metade. A Costa Rica apresentou pouquíssimas forças para atacar e tentar reverter a situação, concretizando sua volta para casa. Os números finais mostraram 24 chutes das nipônicas, contra apenas seis das costarriquenhas. No alvo, outra goleada: 12 a 2. Vitória merecida de um time consistente e que pode surpreender na competição.

Como ficou a situação das equipes?

Com o resultado, a equipe japonesa garantiu vaga na próxima fase, com seis pontos, os mesmos da líder Espanha. Na última rodada, joga por uma vitória para ser líder do grupo. Já a Costa Rica, semelhante à Zâmbia, está eliminada da competição, com zero pontos.

+ Jogadora da Argentina na Copa desabafa após ser atacada por tatuagem de Cristiano Ronaldo: ‘Não sou anti-Messi’

FICHA TÉCNICA
Japão 2x0 Costa Rica

Data e horário: quarta-feira, 26 de julho de 2023, às 2h (de Brasília)
Local: Forsyth Barr Stadium, em Dunedin (NZE)
Arbitragem: Maria Sole Ferrieri Caputi (árbitra); Francesca Di Monte e Elena Gomoescu (auxiliares); Myriam Marcotte (quarta árbitra); Massimiliano Irrati e Salomé Di Iorio (VAR)
Público: 6.992 presentes

Cartões amarelos: Priscilla Chinchilla (COS)
Gols: Hikaru Naomoto, aos 25', e Aoba Fujino, aos 27' (JAP)

JAPÃO (Treinador: Futoshi Ikeda)
Ayaka Yamashita; Shiori Miyake, Saki Kumagai e Moeka Minami; Risa Shimizu (Miyabi Moriya), Yui Hasegawa, Honoka Hayashi (Fuka Nagano) e Hina Sugita; Aoba Fujino (Hinata Miyazawa), Hikaru Naomoto (Kiko Seike) e Mina Tanaka (Riko Ueki)

COSTA RICA (Treinadora: Amelia Valverde)
Daniela Solera; María Coto, Fabiola Villalobos, Mariana Benavides e Maria Elizondo; Cristin Granados (Raquel Cedeño) e Katherine Alvarado; Melissa Herrera, Gabriela Guillén (Gloriana Villalobos) e María Paula Salas (Sheika Scott); Priscilla Chinchilla