Copa do Mundo Feminina

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Colômbia bate Coreia do Sul com facilidade em estreia na Copa do Mundo Feminina

Catalina Usme e Linda Caicedo balançaram as redes ainda na primeira etapa de partida

Caicedo celebra segundo gol da partida (Foto: DAVID GRAY / AFP)
Escrito por

A Colômbia venceu a Coreia do Sul por 2 a 0, em sua estreia no grupo H da Copa do Mundo Feminina. Ainda na primeira etapa, Catalina Usme, em cobrança de pênalti, e Linda Caicedo balançaram as redes para dar a vitória às sul-americanas.

+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina

Com o resultado, as colombianas ficaram na segunda colocação, com três pontos e dois gols de saldo, enquanto a Coreia ficou em terceiro, com zero pontos. Nos extremos da chave, estão Alemanha e Marrocos, que se enfrentaram em duelo que terminou com passeio das germânicas por 6 a 0.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Veja os cinco principais lances do confronto

!QUERENDO JOGO! A primeira ação perigosa da partida foi da Coreia do Sul. Aos 7 minutos, em lançamento pelo alto de Shim Seo-Yeo, a camisa 11 Choe Yu-Ri ganhou na disputa aérea. Daniela Arias tentou cortar com o calcanhar, mas ajeitou para a atacante asiática, que viu a bola oferecida e bateu forte de esquerda, obrigando a arqueira Catalina Pérez a cair para salvar as colombianas.

!COM EXPERIÊNCIA! Aos 27 minutos da primeira etapa, após cruzamento de Bedoya, a Colômbia emendou uma blitz na área coreana. Arias tentou o domínio, Carabalí ajeitou para trás e Usme bateu forte, mas parou na defesa coreana. Leicy Santos pegou a sobra e bateu de voleio, mas não acertou em cheio. A terceira bola foi de Ramírez, que soltou uma bomba e viu a bola bater no braço de Shim Seo-Yeo. Pênalti que Usme cobrou com maestria, deslocando a goleira. A maior artilheira da história da Colômbia deu seu cartão de visitas.

!UMA JOIA COM SORTE! Nove minutos depois, foi a vez de Linda Caicedo fazer seu nome. A promessa de 18 anos, em sua primeira Copa do Mundo mostrou personalidade ao arrancar pela esquerda com muita velocidade, cortar para a perna direita e bater na direção do gol. O chute não foi dos melhores, mas a goleira Yoon Young-Geul acabou se enrolando e falhando feio, cedendo o segundo gol das sul-americanas.

!QUE TRAMA! Aos 35 da segunda etapa, Ramírez ganhou da marcação asiática e fez grande jogada pelo lado direito, arrancando em velocidade. A camisa 9 brecou e achou Usme no meio. A experiente centroavante usou a inteligência e fez um belo corta-luz para Caicedo. A jovem arrastou para a direita e bateu forte, mas foi travada pela marcação.

!POR POUCO! Muito participativa na partida, Ramírez estava louca para deixar sua marca no placar. Aos 92 de partida, quase conseguiu. Em bate-rebate rondando a área coreana, a camisa 9 conseguiu pegar a sobra e ter frieza para o domínio. Buscando o canto direito da goleira adversária, a atacante arriscou um chute colocado, mas parou em boa defesa de Yoon Young-Geul.

Colombianas celebram gol com dancinha (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

Como foi o primeiro tempo?

O começo foi de um certo domínio da Coreia do Sul, que usufruiu de duas bolas alçadas para a frente para levar perigo ao gol colombiano. Porém, à medida que os minutos passavam, a intensidade asiática diminuía, o que facilitou o jogo da Colômbia para encaixar. A pressão no campo ofensivo surtiu efeito e gerou o gol de pênalti de Catalina Usme, maior artilheira da seleção, e da joia Linda Caicedo, que teve personalidade para arrancar sozinha e contou com uma ajuda da goleira adversária para dar números finais à metade inicial.

E a segunda etapa?

O segundo tempo foi um pouco mais morno do que o primeiro. A Colômbia apenas controlava as ações e a Coreia não apresentava poder ofensivo terrestre, apostando muito mais nos lançamentos e jogadas aéreas. As escapadas em contra-ataques com Caicedo foram a válvula de escape das sul-americanas, mas a rede não voltaria a balançar. Vitória consistente e sem sustos da equipe de Nelson Abadía, que hoje foi comandada pelo assistente Angelo Marsiglia devido a uma suspensão de dois jogos ao treinador.

Como ficou a situação das equipes?

Com a vitória, a Colômbia ficou na segunda colocação do grupo H, com três pontos e dois de saldo. A Alemanha lidera após atropelar o lanterna Marrocos por 6 a 0 na estreia, confirmando o favoritismo. A Coreia do Sul está na terceira posição, com zero pontos e -2 de saldo.

+ Com facilidade, Alemanha goleia Marrocos e confirma favoritismo na Copa do Mundo feminina

FICHA TÉCNICA
Colômbia 2x0 Coreia do Sul

Data e horário: segunda-feira, 24 de julho de 2023, às 23h (de Brasília)
Local: Allianz Stadium, em Sydney (AUS)
Arbitragem: Rebecca Welsh (árbitro); Natalie Aspinall e Anita Vad (auxiliares); Marianela Araya (quarta árbitra); Drew Fischer e Armando Villarreal (VAR)
Público: 24.323 presentes

Cartões amarelos: Carolina Arias e Manuela Vanegas (COL); Lim Seon-Joo e Shim Seo-Yeon (CDS)
Gols: Catalina Usme, aos 30', e Linda Caicedo, aos 39' (COL)

COLÔMBIA (Treinador: Angelo Marsiglia)
Catalina Pérez; Carolina Arias, Jorelyn Carabalí, Daniela Arias e Manuela Vanegas; Lorena Bedoya e Daniela Montoya (Diana Ospina Garcia); Linda Caicedo, Leicy Santos (Marcela Restrepo) e Mayra Ramírez; Catalina Usme

COREIA DO SUL (Treinador: Colin Bell)
Yoon Young-Geul; Choo Hyo-Joo (Moon Mi-Ra), Kim Hye-Ri, Lim Seon-Joo, Shim Seo-Yeon e Jang Sel-Gi; Lee Geum-Min, Ji So-Yun e Cho So-Hyun (Park Eun-Sun); Son Hwa-Yeon (Kang Chae-rim) e Choe Yu-Ri (Casey Phair)