Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Corinthians
escudo default
3
1
escudo default
Coritiba

Tupãzinho 2.0? Clayson salva outra vez, e Corinthians supera o Coritiba

Cássio garante com boas defesas, e herói da vitória por 3 a 1 sai do banco de reservas para aumentar vantagem antes de o Santos jogar. Gols de Clayson devolvem confiança

MIGUEL SCHINCARIOL/AsImagens
Escrito por

Uma versão atualizada do Talismã da Fiel está resolvendo a vida do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Protagonista nos empates contra São Paulo e Cruzeiro nas últimas rodadas, Clayson bancou o Tupãzinho 2.0 e marcou os dois gols que definiram a vitória por 3 a 1 para cima do Coritiba nesta quarta-feira, pela 27ª rodada. Agora, a vantagem do Timão na liderança sobe para 11 pontos, à espera do Santos no complemento da rodada nesta quinta.

Tranquilidade foi a palavra de ordem do Corinthians durante a parada do Brasileirão para as Eliminatórias da Copa do Mundo. O mantra serve para tudo: por que trocar Jadson? Por que mudar o estilo de jogo? Por que não acreditar que a má fase é passageira? Entre tantas perguntas, a serenidade do posicionamento de Fábio Carille e... a tranquilidade. Por que Jadson? Porque foi dele o passe genial de calcanhar que desmontou a defesa do Coritiba no lance do gol alvinegro, aos nove minutos do primeiro tempo.

O Coritiba bem que levou perigo, como em um chute perigoso de Galdezani logo no início, mas a reação do Corinthians foi imediata e com toques da (antes) habitual tranquilidade. O gol saiu com Balbuena, que voltou de uma frustração pelo Paraguai, consertando um erro de passe, depois Jadson construindo e Jô finalizando para virar artilheiro do Brasileirão ao lado de Henrique Dourado. Zagueiro, meia e atacante, rodando bola e com eficiência na finalização.

Feito o gol que lembrou dos melhores momentos do primeiro turno, o Corinthians mostrou porque o segundo turno é tão ruim e se recuou. Além de esperar matar o jogo em contra-ataque, o time foi frouxo na marcação e deu espaços na entrada de sua área. O Coxa aproveitou, óbvio. Tabela não significava nada em Itaquera. Depois de Cássio salvar duas chances de cabeça, com Cléber Reis e Werley, não houve quem salvasse uma falha feia da defesa aos 39. Pedro Henrique e Balbuena leram mal a jogada e Carleto cobrou escanteio na cabeça de Henrique Almeida, que cabeceou com perfeição.

A tranquilidade do Corinthians quase foi embora no segundo tempo, mas Cássio salvou ótima chance de Tiago Real e motivou a torcida a cantar mais alto pela vitória. Clayson entrou bem e também obrigou Wilson a fazer uma defesaça. De Marquinhos Gabriel, que havia cruzado para Clayson momentos antes, foi um chute forte de esquerda que bateu no travessão do Coxa. A pressão seguiu e deu resultado aos 33. Jô salvou a bola de sair pela linha de fundo e serviu Léo Príncipe, que cruzou na área. Rodriguinho só resvalou na bola antes de Clayson dominar e estufar as redes de Wilson.

Não parou por aí. O Tupãzinho dos anos 2000 aproveitou rebote de uma bola na trave chutada por Rodriguinho aos 43 minutos do segundo tempo. A confiança do corintiano pelo título está renovada.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 1 CORITIBA
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data-Hora: 11/10/2017 - 21h
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Fabio Pereira (TO)
Público/renda: 36.439 pagantes/R$ 1.872.944,00
Cartões amarelos: Marquinhos Gabriel (COR), Léo, William Matheus e Carleto (CTB)
Cartões vermelhos: -
Gols: Jô (9'/1ºT) (1-0), Henrique Almeida (39'/1ºT) (1-1), Clayson (33'/2ºT) (2-1), Clayson (43'/2ºT) (3-1),

CORINTHIANS: Cássio; Léo Príncipe, Balbuena, Pedro Henrique e Guilherme Arana; Camacho e Maycon (Clayson, aos 15'/2ºT); Marquinhos Gabriel, Rodriguinho e Jadson (Fellipe Bastos, aos 37'/2ºT); Jô (Kazim, aos 42'/2ºT). Técnico: Fábio Carille.

CORITIBA: Wilson; Léo, Cleber, Werley e Carleto (William Matheus, no intervalo); Edinho, Alan Santos, Matheus Galdezani e Tiago Real (Neto Berola, aos 40'/2ºT); Rildo e Henrique Almeida. Técnico: Marcelo Oliveira.