Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Flamengo
escudo default
1
2
escudo default
Fortaleza

Flamengo perde para o lanterna Fortaleza e ouve vaias e xingamentos no Maracanã

Em jogo tenso no Maracanã, o Leão do Pici conquistou a primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro graças a um gol de Hércules, já nos acréscimos da etapa final

Flamengo e Fortaleza se enfrentaram no Maracanã, neste domingo, pelo Brasileirão (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Escrito por

Diante de quase 64 mil torcedores no Maracanã, Flamengo e Fortaleza disputaram um jogo tenso, como as situações dos times indicavam que seria, e que terminou de maneira dramática. Com um gol de Hércules, aos 46 minutos da etapa final, o Leão venceu por 2 a 1. Foi a primeira vitória dos cearenses nesta Série A do Brasileirão.

O Rubro-Negro, que poderia ter encostado no G4, deixou o campo sob vaias e xingamentos depois de mais uma atuação ruim. Com o resultado deste domingo, o time de Pablo Vojvoda segue na laterna, mas agora com cinco pontos. A equipe de Paulo Sousa, com 12, é o o 10º colocado. Confira a tabela e a classificação completa aqui!

Na próxima quarta, dia 8, o Flamengo vai a São Paulo enfrentar o Red Bull Bragantino. Já o Fortaleza, na quinta, recebe o Goiás no Castelão.

CHANCES, DOMÍNIO E GOL DO FORTALEZA

A tabela poderia indicar uma partida fácil, mas o desempenho do lanterna Fortaleza não condizia com a pontuação do time de Pablo Vojvoda neste Série A. No Maracanã, o Leão ignorou a pressão da torcida rubro-negro e, com transições rápidas para sair da defesa e atacar as costas da defesa adversária, dominou o primeiro tempo.

Logo aos cinco minutos, Pikachu encontrou Robson nas costas de Pablo, mas o camisa 7 acertou a trave. Aos 23, a mesma jogada terminou com chute de Romarinho para fora. Dois minutos depois, quem errou foi Arão. O passe era para Rodrigo Caio, mas ficou nos pés de Jussa, que só teve o trabalho de lançar para Robson. Cara a cara com Hugo, o camisa 7 encobriu e abriu o placar no Maracanã.​

EVERTON RIBEIRO PÔE FLAMENGO NO JOGO

Além dos erros individuais, o Flamengo fez 45 minutos iniciais de desempenho coletivo péssimo. Tanto que, até os acréscimos, a única finalização certa foi após Boeck trombar com o zagueiro do Fortaleza e a bola ficar viva na área, com Everton Ribeiro chutando rente ao travessão. Aos 48, contudo, o camisa 7 construiu boa jogada, abriu o lance com Ayrton Lucas e apareceu na área para deixar tudo igual.

Com o placar em 1 a 1, Paulo Sousa voltou do intervalo com três mudanças: saíram Pablo, João Gomes e Willian Arão, entraram David Luiz, Thiago Maia e Vitinho. A partida começou aberta: Romarinho finalizou para defesa de Hugo e, na sequência, o Fla respondeu com Pedro, que foi derrubado na área. Após revisão no VAR, o árbitro Leandro Pedro Vuaden marcou pênalti. Na ausência de Gabigol, o camisa 21 foi para a cobrança, fez paradinha, mas acertou a trave.

JOGO QUENTE E ABERTO NO MARACA!

Diferente do primeiro tempo, o Flamengo conseguiu produzir alguns lances de perigo ao longo da etapa final. Como o Fortaleza seguiu perigoso nas saídas em velocidade, a partida ficou aberta e quente, com os jogadores se estranhando em certos lances. Por volta dos 20 minutos, Vitinho, de cabeça, obrigou Boeck a trabalhar. Já Hércules, desviando cruzamento, viu David Luiz tirar quase em cima da linha.

Quando a partida parecia que terminaria mesmo empatada, o Leão respondeu na mesma moeda do Flamengo, com um gol nos acréscimos. Em contra-ataque, Romero partiu para cima de Matheuzinho e finalizou para boa defesa de Hugo Souza. No rebote, Hércules estava livre, dentro da área, e estufou a rede aos 46, garantindo a primeira vitória do Leão no Campeonato Brasileiro.

Alívio para os cearenses, frustração para os rubro-negros, que deixaram o campo sob vaias e xingamentos, especialmente o técnico Paulo Sousa.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 2 FORTALEZA

Estádio:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 5 de junho de 2022, às 16h
​Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (RS)
Renda/Público: R$ 2.484.322,50 / 59.294 pagantes / 63.975 presentes

Gols: Robson (0-1, 27'/1ºT), Everton Ribeiro (1-1, 48'/1ºT) e Hércules (1-2, 46'/2ºT)

Cartão amarelo: Pablo, David Luiz e Bruno Henrique (FLA); Ronald, Juninho Capixaba, Landázuri e Robson (FOR)
Cartão vermelho: Não houve.

FLAMENGO (Ténico: Paulo Sousa)

Hugo Souza; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Pablo (David Luiz, Intervalo) e Ayrton Lucas (Filipe Luís, 26'/2ºT; Willian Arão (Vitinho, Intervalo), João Gomes (Thiago Maia, Intervalo) , Andreas Pereira e Everton Ribeiro (Lázaro, 37'/2ºT); Bruno Henrique e Pedro.

FORTALEZA (Técnico: Pablo Vojvoda)

Marcelo Boeck; Landázuri, Benevenuto, Titi e Jussa (Lucas Crispim, 45'/2ºT); Ronald (Hércules, 16'/2ºT), Zé Welison, Juninho Capixaba e Yago Pikachu; Romarinho (Moisés, 16'/2ºT) e Robson (Silvio Romero, 29'/2ºT).