Brasileirão

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com jeito de Roger, Grêmio quebra tabu contra o São Paulo na Arena

Tricolor gaúcho domina o paulista com seu futebol características e, com gol de Douglas, vence a primeira contra o rival em casa. Espírito de Bauza passou longe de Porto Alegre

(Foto: Murilo Carrvalho/Freelancer)
Escrito por

O Grêmio jogou com a cara de seu treinador. Os comandados de Roger Machado têm o melhor passe do Campeonato Brasileiro. A marcação é rápida, a saída é forte. Para o adversário ter chance, precisa ser duro. O São Paulo não foi. E olha que impor dificuldade é uma marca do time de Edgardo Bauza. Mas o espírito do técnico, cotado para assumir a Argentina, com quem se reuniu na sexta, não entrou em campo. O resultado foi um gol de Douglas, de rebote, e vitória gaúcha que colocou fim ao tabu de nunca ter vencido o Tricolor paulista na sua nova arena: 1  a 0, neste domingo. Veja a repercussão nos vestiários.


A fragilidade incomum do São Paulo foi percebida desde o início do jogo e perdurou até o fim. Denis salvou chutes de Negueba, Bolaños. Ao Grêmio coube ir na base do "água mole e pedra dura, tanto bate até que fura". Douglas furou aos sete minutos do segundo tempo, após infiltração de Maicon se aproveitando do espaço na entrada da área são-paulina.

A falta de pegada na cabeça de área, decisiva para o jogo, foi justamente o maior aviso de que aquilo que pratica o time de Bauza não estava sendo mostrado em Porto Alegre. Wesley e Thiago Mendes não conseguiram conter a troca de passes do time de Roger e o desfecho foi previsível. Ainda mais porque o São Paulo, quando teve a bola, raramente trocou passes com eficiência. Cueva, substituto de Ganso, esteve apagado.

O Grêmio venceu com a autoridade que o credencia como um dos postulantes ao título do Campeonato Brasileiro. Agora são 30 pontos, dois para o líder Palmeiras. Resultado de um futebol eficiente aplicado por seu treinador.  Eficiência que irrita o adversário, como no caso de Mena, corretamente expulso. 

Já o São Paulo bebe de indefinição, à espera de que seu treinador acerte seu futuro. O que não pode é repetir atuações em que a obra construída até agora se perca em marcações frouxas e falta de poderio ofensivo, este mais costumeiro no Tricolor. A ressacada da eliminação na Libertadores ainda não passou e domingo que vem o time volta ao Morumbi, contra a Chapecoense. Hora de acordar, né, Bauza? 

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 SÃO PAULO
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data-Hora: 24/7/2016 - 16h
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Nadine Schramm Camara (SC) e Helton Nunes (SC)
Público/renda: 37.069 pagantes/R$ 1.459.680,00
Cartões amarelos: Lugano e Thiago Mendes (SAO)
Cartões vermelhos: Mena, aos 33'/2ºT (SAO)
Gol: Douglas (7'/2ºT) (1-0)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Wallace Reis e Iago; Jaílson, Maicon e Douglas (Henrique Almeida, aos 35'/2ºT); Negueba (Kaio, aos 44'/2ºT), Everton (Pedro Rocha, aos 43'/1ºT) e Miller Bolaños. Técnico: Roger Machado.

SÃO PAULO: Denis; Bruno, Lugano, Maicon e Mena; Thiago Mendes, Wesley, Cueva e Michel Bastos; Centurión (Pedro Bortoluzo, aos 32'/2ºT) e Gilberto (Kelvin, aos 18'/2ºT). Técnico: Edgardo Bauza.