Bizz BORRAR

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Filme retrata a vida de ex-jogador que foi apelidado de “Príncipe” pelo Rei Pelé

Ex-jogador de Portuguesa, Corinthians e Fluminense, Ivair foi um dos precursores do futebol no Canadá e EUA tendo jogado ao lado do português Eusébio

Ivair jogou pela Portuguesa, Corinthians e Fluminense entre os grandes do futebol brasileiro  (Foto: Divulgação)
Escrito por

Os amantes do futebol que têm menos de 40 anos praticamente desconhecem a história do ex-jogador Ivair, que atuou entre os anos 60 e 70 e que no futebol brasileiro defendeu Portuguesa, Corinthians e Fluminense, onde foi bicampeão carioca. Atacante habilidoso, ele também foi um dos primeiros do país a ir jogar no Canadá e Estados Unidos, tendo jogado ao lado do atacante português Eusébio, uma das lendas do futebol mundial.

A história do ex-jogador pelos gramados do país e exterior poderá agora ser acompanhada de perto pelos mais novos com o lançamento do filme “Ivair – O Príncipe do Futebol”, título que faz referência ao apelido que ele ganhou de Pelé, o Rei do Futebol. Com 84 minutos de duração, o longa-metragem foi uma iniciativa do jornalista Luiz Nascimento em parceria com o produtor multimídia Cristiano Fukuyama, e conta com o apoio oficial de Portuguesa e Corinthians.

O curioso é que o filme, produzido de maneira independente, foi bancado pelos próprios torcedores através de uma campanha de financiamento coletivo pela internet. No total, foram arrecadados cerca de R$ 5 mil que ajudou os produtores a pagarem os custos das viagens e o evento de lançamento do filme, realizado há um mês, em São Paulo.

"Foi com o apoio da torcida e para a torcida, que produzimos o filme", Luiz Nascimento

- Foi com o apoio da torcida e para a torcida, que produzimos o filme. Não houve qualquer patrocínio ou apoio financeiro de empresas. A Lusa e o Corinthians apoiaram oficialmente, mas foi apenas apoio institucional de ajudar na divulgação, em gravações nos clubes, etc – comentou Nascimento.

A participação dos torcedores da Portuguesa para financiar a produção surpreendeu os autores e os apoiadores foram recompensados com um kiit de produto que incluiu uma camisa retrô de Ivair, o DVD do filme e um certificado de apoiador, além de ter o nome citado nos créditos do documentário.

O filme “Ivair – O Príncipe do Futebol” conta com depoimentos de ex-jogadores como Leivinha, Rivelino e Badeco, do ex-jogador e técnico Givanildo Oliveira, além do jornalista Celso Unzelte e o escritor Eduardo Coelho. O DVD está à venda pela internet por R$ 25 através do site www.oprincipedofutebol.com.br.