Aqui é Galo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: Atlético-MG pode negar, mas virou o favorito a conquistar o Brasileirão

Agenda mais livre e instabilidade de rivais abriram o caminho para o fim de um longo jejum

(Bruno Cantini/Atlético-MG)
Escrito por

O atacante Keno, destaque do Atlético-MG e do Campeonato Brasileiro até agora, rebateu ontem a fala de Renato Portaluppi, técnico do Grêmio, que, após a derrota para o Galo na última rodada, disse que o rival tinha a obrigação de vencer o torneio nacional, já que não disputa mais nenhuma outra competição na temporada.

O artilheiro, como é de praxe, listou outros concorrentes ao título. A afirmação de Renato pode soar como provocação, mas tem fundamento. A agenda mais livre numa temporada bruscamente interrompida pela pandemia pode ser determinante para definir o Brasileirão. Times como Flamengo, Internacional e Palmeiras, que brigam na parte de cima da tabela, já sentem os efeitos das viagens para outros países e, em algum momento, precisarão dosar o elenco em semanas decisivas.

Se o Rubro-Negro era apontado como o maior favorito, a mudança de técnico, o surto de coronavírus e polêmicas extracampo abriram caminho para outros postulantes. O Atlético investiu alto, mais de R$ 129 milhões em reforços, e trouxe Jorge Sampaoli, um dos técnicos mais badalados no futebol brasileiro.

As eliminações precoces contra Unión Santa Fé, na Sul-Americana, e contra o Afogados, pela Copa do Brasil, mostraram um Galo ainda em formação, algo natural após a mudança brusca de filosofia. Hoje, Sampaoli tem um esquema mais bem definido, ainda que continue pedindo à diretoria mais opções no elenco.

É estranho criar a obrigatoriedade de título a quem venceu apenas a primeira edição do maior torneio do Brasil. Mas quebrar este tabu já não parece mais uma ilusão. O Atlético tem a faca e o queijo minas na mão.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.