10x Mais

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Veja as últimas dez finais da Copa do Brasil

Palmeiras e Santos tentam igualar marca do Flamengo, único bicampeão no período

Dátolo foi fundamental na conquista da Copa do Brasil-2014, sobre o rival Cruzeiro (Foto: Divulgação/Atlético-MG)
Escrito por

Santos e Palmeiras começam a decidir o título da Copa do Brasil 2015 nesta quarta-feira na Vila Belmiro. Nos últimos dez anos, apenas o Flamengo conseguiu ganhar a taça duas vezes, feito que será alcançado por um dos dois paulistas. Relembramos as dez últimas decisões do torneio.

O Verdão venceu pela última vez em 2012, sob o comando de Luiz Felipe Scolari contra o Coritiba, de Marcelo Oliveira. O técnico, aliás, perdeu as últimas três decisões do torneio. Depois de eliminar Paraná, Atlético-PR e Grêmio, o Palmeiras foi campeão com uma vitória por 2 a 0 na Arena Baueri e um empate por 1 a 1 no Couto Pereira.

Dois anos antes, o Santos conquistou a taça contra o Vitória, com o mesmo Dorival Júnior no banco de reservas. Na primeira partida, 2 a 0 Peixe, com gols de Marquinhos e Neymar. Na decisão em Salvador, a derrota por 2 a 1 garantiu o caneco.

Outros paulistas que venceram a competição são Paulista e Corinthians. Em 2005, o time de Jundiaí eliminou Figueirense e Cruzeiro, antes de ser campeão contra o Fluminense com vitória por 2 a 0 no Jaime Cintra e empate sem gols em São Januário. Já o Timão, de Mano Menezes, levou a melhor sobre o Internacional. Vitória por 2 a 0 no Pacaembu e empate por 2 a 2 no Beira-Rio, com Ronaldo e cia.

Mas antes da conquista, o Timão perdeu em 2008 para o Sport. A vitória por 3 a 1 no Morumbi parecia decretar o campeão, mas o Sport não desistiu e venceu na Ilha do Retiro por 2 a 0, com gols de Luciano Henrique e Carlinhos Bala.

No ano passado, o Atlético-MG precisou acreditar muito para levar o troféu. Duas reações, contra Corinthians e Flamengo, e duas vitórias sobre o rival Cruzeiro na final deram o título ao Galo.

Nestes dez anos, apenas o Botafogo não ganhou o torneio entre os quatro grandes do Rio. Em 2006 e 2013, o Flamengo ganhou o torneio. Com Ney Franco como técnico, a taça em 2006 veio após duas vitórias sobre o Vasco, por 2 a 0 e 1 a 0, ambas no Maracanã. Já em 2013, empate por 1 a 1 com o Atlético-PR no Durival Britto e vitória por 2 a 0 no Maracanã, sob o comando de Jayme de Almeida.

O Fluminense ganhou em 2007 sobre o Figueirense. O time era comandado por Renato Gaúcho e conseguiu a vitória em Santa Catarina por 1 a 0, com gol de Roger, hoje técnico do Grêmio.

Já o Vasco, venceu o Coritiba em 2011 por 1 a 0 em São Januário e perdeu por 3 a 2 no Couto Pereira. Ricardo Gomes era o técnico do Vasco e Marcelo Oliveira, na final de novo, o do Coxa.