Matheus Pereira - Corinthians

Timão é dono de apenas 5% dos direitos econômicos do meia de 18 anos (Foto: Marco Galvão/Fotoarena/Lancepress!)

Gabriel Carneiro
25/03/2016
14:43
São Paulo (SP)

Promovido definitivamente aos profissionais do Corinthians após a disputa da Copa São Paulo de Juniores da qual o clube foi vice-campeão, o meio-campista Matheus Pereira está próximo de ser negociado com o futebol europeu. Aos 18 anos, o jogador com passagem na base da Seleção Brasileira e somente um jogo no time principal tem proposta da Juventus, da Itália, de acordo com seus empresários. A oferta mencionada pelo agente Fernando Garcia é de 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 10 milhões), mas o Corinthians receberia apenas 5% do montante, um total pouco superior a R$ 500 mil, já que possui apenas esta fatia dos direitos econômicos de sua promessa.

As negociações avançaram nos últimos dias, e os empresários de Matheus Pereira esperam por um desfecho até o início da próxima semana. O Corinthians já confirma as conversas com Fernando Garcia e acredita que a tendência é o negócio ser fechado. Porém, o clube quer algum tipo de garantia ou modalidade de negócio que aumente sua taxa de lucro na venda de uma das maiores promessas da base nos últimos anos. O Corinthians reforça, ainda, que não recebeu proposta oficial dos italianos até o momento.


Hoje, Matheus Pereira está sem espaço no elenco do Corinthians. Ele teve as primeiras experiências como profissional no ano passado, quando esteve na pré-temporada e disputou um amistoso pela equipe. Em 2016, participou da Copinha e ficou marcado por desperdiçar uma das cobranças da final contra o Flamengo após um chute de cavadinha. Após o torneio, ele foi de vez para o profissional ao lado de Maycon (já tem oito jogos no time profissional), Claudinho (estreou pelos profissionais no último fim de semana) e Gabriel Vasconcelos (está emprestado ao América-RJ). Matheus Pereira é o único, portanto, sem jogos oficiais profissionais até o momento.

O meio-campista de 18 anos está fora da lista de inscritos do Campeonato Paulista, mas acabou dentro da relação da Copa Libertadores, torneio que permite 30 nomes. Até o momento, ele não foi relacionado para nenhum compromisso e apenas segue rotina de treinos no CT Joaquim Grava.

O Corinthians perdeu 95% dos direitos econômicos de Matheus Pereira em razão de dívidas com os empresários da joia. Detentor de 100% do montante até 2014, o clube fatiou os primeiros 30% como condição dos agentes na assinatura do primeiro contrato profissional. Outros 30% foram repassados no mesmo ano, em dívidas na compra de Ralf e no pagamento das comissões referentes à compra do zagueiro Cleber. Por fim, os outros 35% foram dedicados à compra de um terço dos direitos econômicos do meia Petros, já vendido ao futebol espanhol.