Saúde/Fitness

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Projeto resgata reabilitação através de fisioterapia e permite que pacientes voltem às atividades físicas em Magé-RJ

Programa "Mais Saúde" permite que pacientes vençam limitações do corpo (Foto: Divulgação)
Escrito por

A fisioterapia é uma grande aliada de quem sofre sequelas de acidentes e patologias, pois ameniza dores e traumas e permite o retorno a atividades físicas necessárias no dia a dia, como caminhar, correr, subir escadas e praticar esportes. Entretanto, nem toda a população possui condições de pagar um tratamento. Por isso, ações públicas que oferecem o serviço de reabilitação aos necessitados são de suma importância.

Um bom exemplo é o projeto da prefeitura de Magé, na Baixada Fluminense, chamado de "Mais Saúde", que atende dois grupos de pacientes: aqueles que sofreram sequelas de Acidente Vascular Encefálico (AVE) e aqueles com patologias na coluna. Um dos fisioterapeutas do programa, Felipe Martins exaltou a ação.


“Existem muitas pessoas com problema crônico na coluna e nós fazemos exercícios de mobilidade. Muitas vezes pensamos que com dor na coluna não podemos fazer nada, pelo contrário, temos que mobilizar para descompensar o músculo, descomprimir e alongar", explicou o responsável pelo grupo que sofre de patologias na coluna.

Lidiane Araújo atende o grupo com sequelas de AVE. Ela celebra o fato do projeto ter voltado a atender, no final de dezembro, após um hiato forçado pela pandemia.

"Esse projeto já é realizado há um tempo pela Prefeitura, mas, por conta da pandemia, esse serviço ficou paralisado e os pacientes perderam esse tratamento. Agora, a nova gestão retornou com a fisioterapia", comentou.

Sônia Maria Duarte, de 70 anos, é uma das atendidas pela ação da prefeitura. Em seu relato, ela exalta o impacto da fisioterapia em sua rotina.

Essa fisioterapia é uma maravilha. Acho que se eu estivesse pagando no particular não seria tão bem atendida como aqui. Cheguei basicamente torta, tinha que andar de cadeiras de rodas e muletas, com ajuda das pessoas porque não andava sozinha e não conseguia levantar o braço. Agora penteio o cabelo, tomo banho, faço comida, lavo roupa, arrumo casa, faço tudo.”