Saúde/Fitness

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pesca esportiva é uma ótima atividade terapêutica, afirma o pescador Maicon Bianchi

Maicon Bianchi é referência em pesca esportiva (Foto: Arquivo Pessoal)
Escrito por

"Tá estressado? Vai pescar!". Embora seja utilizada comumente em tom de ironia, a sugestão faz total sentido. Isso porque a pesca esportiva oferece diversos benefícios para a saúde mental, como, por exemplo, redução do estresse, melhora da concentração e aumento de confiança. Fisicamente, a pesca promove exercícios contínuos, que funcionam de forma aeróbica.

Referência na pesca esportiva no Brasil, o paulista Maicon Bianchi, campeão de diversos torneios da modalidade e consultor da revista "Pesca & Cia", explicou como o esporte ajuda a aliviar as tensões causadas pelo estresse do dia a dia.

"A pescaria é terapêutica", afirma. "Desde quando você decide pescar e passa a organizar as iscas, as varas, os anzóis etc., passando pela indispensável pré-pescaria com os amigos e, claro, na hora de pescar de fato. Nessa hora, todos os problemas do dia a dia ficam para trás e você só consegue pensar na pesca propriamente".

Se a ideia é se desconectar dos problemas comuns de quem mora em grandes cidades, Bianchi sugere praticar a pesca em locais mais isolados.

"Um dos diferenciais da pesca para outros esportes é o contato com a natureza. Quando vou para a Amazônia, por exemplo, onde a gente não tem acesso à internet, telefone, nada… é uma semana de puro contato com a natureza… é tão relaxante que a gente nem lembra dos problemas, a gente só foca na pesca mesmo".

O próprio Maicon Bianchi é a prova de que a pesca esportiva funciona perfeitamente como uma espécie de "calmante" natural.

"A pesca esportiva é fundamental para a minha vida. Me tornou uma pessoa mais calma, sem dúvida nenhuma. Quando a gente volta para a rotina, a gente volta mais tranquilo, paciente. Isso ajuda muito na relação interpessoal e impacta em outras atividades", destaca o pescador.