Saúde/Fitness

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atividade física na gestação pode prevenir a depressão pós-parto

Grávida de gêmeos, a fisioterapeuta Dra. Barbara Aguiar exalta esse e outros benefícios das atividades físicas durante a gravidez<br>

Atividades devem ser acompanhadas por profissionais (Foto: Divulgação)
Escrito por

No Brasil, a cada quatro mulheres, uma sofre de depressão pós-parto, o que representa 26,3% delas, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz. A Organização Mundial da Saúde (OMS) denomina essa condição como um “forte distúrbio de humor” que afeta a mãe com sentimentos de insuficiência, insegurança maternal, medo e ansiedade.

Para prevenir esse quadro, a prática de atividades físicas durante a gestação pode ser uma grande aliada. Inclusive, essa recomendação faz parte da Cartilha de Orientação da própria OMS para cuidados pré-natais. Grávida de gêmeos, a fisioterapeuta Dra. Barbara Aguiar se mantém ativa fisicamente por esse e outros motivos.

“A atividade física na gestação é muito importante e traz uma série de benefícios para mãe e bebê, pois reduz o risco de diabetes gestacional, aumenta a chance de parto normal, ajuda a diminuir as dores do parto, reduz a porcentagem de gordura corporal e também diminui as chances de depressão pós-parto”, comenta a gestante.

Como reforçado pela Cartilha de Orientação da OMS, não há contraindicação à realização de atividades físicas durante a gestação, mas é imprescindível ter o acompanhamento de um profissional adequado e também respeitar os limites de cada gestante e momento gestacional.

"Tenho feito musculação e fisioterapia pélvica, e isso tem contribuído demais para minha saúde física. Mesmo se tratando de uma gravidez gemelar, não sinto nada de dores. A atividade física e o preparo para o parto contribuem para que a gestação seja mais tranquila", conta Dra. Barbara Aguiar.

Mesmo mantendo um ritmo menos intenso e evitando atividades de impacto, é saudável manter as células e os músculos do corpo sempre em atividade. Seguir as recomendações proporcionam benefícios como a saúde mental da gestante e o desenvolvimento saudável do feto.