Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem convite, atletas fazem combate para definir última vaga na Rio-2016

Antoine Jaoude e Eduard Soghomonyan lutam nesta sexta-feira para definir o representante do país no estilo greco-romano até 130kg

Antoine Jaoude conquistou a vaga para o Brasil no pré-olímpico (foto:Divulgação)
Escrito por

O último classificado do Brasil na luta olímpica para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro vai ser definido mesmo por meio de uma luta. Nesta quarta-feira, a United World Wrestling (UWW) informou que o Brasil não vai receber um convite na modalidade por ser o país-sede e, assim, Antoine Jaoude e Eduard Soghomonyan terão de se enfrentar para definir o classificado no estilo greco-romano até 130kg.

A disputa entre os dois atletas está marcada para sexta-feira, dia 15, a partir das 14h. Serão três combates para definir o classificado.
O comunicado da Federação Internacional aconteceu via carta ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), que comunicou a Confederação Brasileira de Wrestling.

- A Federação Internacional informou que os quatro convites de país-sede serão realocados para os melhores atletas não classificados no Mundial de Las Vegas (EUA), de 2015. Como a regra prevê que, caso o país-sede classificasse quatro ou mais atletas, os convites seriam realocados, fizemos um apelo para que ao menos um convite viesse para o Brasil no intuito de evitar que Antoine Jaoude e Eduard Soghomonyan lutassem. Infelizmente, a comissão responsável por decidir adotou esse critério para realocar as vagas e os dois atletas vão definir a vaga no tapete - explicou Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling e membro da United World Wrestling.

Titular na categoria, Eduard Soghomonyan passou mal durante o Pré-Olímpico e não competiu (foto:Divulgação)

A vaga para o Brasil na categoria até 130kg foi conquistada no pré-olímpico das Américas de 2016, em Frisco (EUA). O titular Eduard Soghomonyan passou mal e não pôde lutar. Assim, Antoine Jaoude, da categoria até 125kg do estilo livre masculino, concordou em realizar uma seletiva caso conquistasse a vaga, uma vez que o atleta classifica a categoria e o país, e não a si próprio. Antoine ficou em segundo lugar no pré-olímpico e garantiu mais uma vaga para o Brasil.

Vale lembrar que o Brasil já tem quatro atletas classificadas para a Rio-2016 no estilo livre feminino: Aline Silva (até 75kg), Joice Silva (até 58kg), Lais Nunes (até 63kg) e Gilda Oliveira (até 69kg).​