Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rio-2016: Após ter naturalização suspensa, esgrimista húngara é cortada da Seleção

Atleta foi desconvocada da equipe após a reserva da equipe denunciar que Emese Takacs havia fraudado seu processo de naturalização. Amanda Simeão ganha a vaga da esgrimista

Emese Takacs teve seu processo de naturalização suspenso pela Justiça do Paraná (Foto: Divulgação)
Escrito por

Uma polêmica na Seleção de esgrima do Brasil que disputará a Olimpíada do Rio de Janeiro chegou ao fim nesta quarta-feira. A húngara Emese Takacs, convocada para os Jogos, teve sua naturalização suspensa pela Justiça do Paraná e foi cortada da equipe.

O "curioso" do caso, porém, foi o fato de o treinador da reserva Amanda Simeão, Giocondo Cabral, ter sido o responsável por entrar com a ação pedindo uma revisão na naturalização da competidora, afirmando que haviam indícios de fraude no processo.

A 5ª Vara Federal de Curitiba acatou o pedido, por meio da juíza Anne Karina Stipp, e suspendeu o processo da atleta. Assim, a Confederação Brasileira de Esgrima desconvocou a competidora, que "cedeu" sua vaga para Amanda. Um recurso já foi solicitado pela Advocacia Geral da União.

Confira abaixo o comunicado oficial da Confederação:

"Em consequência ao contido no Ofício Judicial de nº 700001962224, expedido pela 5ª Vara Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, dando ciência da decisão que suspende em caráter liminar a concessão de naturalização da atleta da equipe brasileira de espada feminina, Emese Takács, contida na Portaria do Ministério da Justiça de nº 57, de 14/04/2015(DOU de 16/04/2015), a CBE retifica a convocação das esgrimistas da equipe brasileira de espada feminina para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a saber:

ATLETAS CONVOCADAS:

EQUIPE BRASILEIRA DE ESPADA FEMININA

1) Nathalie Moellhausen – Esporte Clube Pinheiros

2) Rayssa Costa – Esporte Clube Pinheiros

3) Amanda Simeão – Sociedade Thalia

4) Catherine Miller – Clube Militar (reserva)"