Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Magnano critica atletas da NBA ausentes na Rio-2016: ‘Incompatível’

Comandante da Seleção Brasileira masculina de basquete criticou os pedidos de dispensa de Cristiano Felício, Lucas Nogueira e Bruno Caboclo da Olimpíada do Rio

Cristiano Felício foi um dos atletas que pediu dispensa da convocação para a Olimpíada (Foto: AFP)
Escrito por

Um discurso incompatível. Assim o treinador da Seleção Brasileira masculina de basquete, Rubén Magnano, resumiu os pedidos de dispensa de três atletas da NBA da convocação do time que irá para a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Os pivôs Cristiano Felício, do Chicago Bulls, Lucas Bebê, do Toronto Raptors, e o ala Bruno Caboclo, também do Toronto, decidiram não competir nos Jogos do Rio para participarem da Liga de Verão da NBA, uma espécie de torneio preparatório para jovens jogadores.

A decisão irritou Magnano, que inclusive afirmou ter conversado com alguns dos jogadores e, posteriormente, viu suas escolhas mudarem. Para ele, o discurso de querer defender a Seleção e, depois, pedir dispensa, é incompatível.

- Quando eu estive com ele (Felício) nos Estados Unidos, estava tudo certo. Depois, quando fui fazer a lista, a Confederação me diz que ele não iria se apresentar porque decidiu jogar a Liga de Verão na NBA - comentou Magnano, em entrevista coletiva nessta sexta-feira, no Clube Hebraica, em São Paulo (SP).

Bruno Caboclo também não vai à Rio-2016 (Foto: Divulgação)

- Fico chateado? Claro. Porque já faz tempo que estamos tentando. Não é de agora, não! Ele tem um grande potencial. Nossa Seleção, ainda na base, investiu muito nele. Temos de entender. Mas entender não significa aceitar - completou o argentino.

Felício era um dos principais nomes para substituir Tiago Splitter, do Atlanta Hawks, que sofreu uma lesão e só retorna após a Olimpíada, especialmente após ter um bom fim de temporada com o Chicago.

Já Bebê e Caboclo praticamente não jogaram por seus clubes nesse ano, visto que são preparados para o futuro da franquia. Ainda assim, o argentino gostaria de contar com os atletas para, pelo menos, participar dos treinos da equipe. Ao todo, Magnano chamou 14 jogadores e irá reduzir a lista para 12 até a Olimpíada.

- Não sei se é algo de vontade, ou algo pessoal. O Lucas Bebê, por exemplo, não foi colocado na lista porque vai jogar a Liga de Verão. Ou seja, preferem jogar a Liga do que se apresentar nessa convocação. Infelizmente. Você deve ter atenção com o que fala e o que faz. Ele diz ter o sonho de jogar uma Olimpíada, e vai jogar a Liga de Verão. É uma incompatibilidade - disse.

Um dos principais motivos de Magnano querer convocar os três jogadores são suas idades. Caboclo tem 20 anos, enquanto Felício e Bebê têm 23. A média de idade da Seleção é alta, de 30 anos, o que se deve ao fato da falta de renovação na geração brasileira. Algo que preocupa o treinador.

- Feliz não estou (com a renovação). Mas faz anos que estou tentando uma convocação com atletas mais jovens. Mas muitos casos ainda vao muito além. Não é por falta de vontade nossa.

Lucas Nogueira também pediu dispensa da Rio-2016 (Foto: AFP)