Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jogos tem 84% de ingressos vendidos, mas há Arenas vazias. Como?

Rio-2016 tenta explicar como os números de ingressos negociados são excelentes, mas a audiência em muitos eventos não alcança a metade da capacidade  

Eventos de grande interesse, como o vôlei de praia, não contam com a Arena sempre cheia (Foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP)
Escrito por


O Comitê Rio-2016 apresentou nesta segunda-feira  números sobre a venda de ingressos nos Jogos. Neste domingo, foram  495 mil. Nesta segunda-feira, sem futebol, a expectativa é de 287 mil bilhetes vendidos em todas as Arenas, incluindo aí a venda de última hora, já que há bilheterias abertas nos locais de provas.

 - Temos 84% em relação aos nossos valores líquidos vendidos - disse o diretor executivo de comunicação Mario Andrada e Silva, mostrando um percentual que surpreende, já que há  muitas arenas vazias até mesmo em eventos muito  esperados, como o jogo de tênis entre o sérvio Novak Djokovic e o argentino Del Potro.

O fato de cambistas não terem conseguido desovar o estoque de ingressos não foi considerado uma das causas dos estádios vazios para a Rio-2016. O chefe de venda de ingressos da Rio-2016 Donovan Ferreti tem uma explicação.

- Tem gente que compra o ingresso para duas sessões ou dois jogos. Vê um e vai embora no outro. Alguns podem chegar um pouco mais tarde. Outros saem mais cedo. A maior parte dos casos tem essa configuração.

Mário Andrada complementou, dizendo que em vários jogos a Rio-2016 usa um plano B:

- Os patrocinadores podem não usar seus ingressos . E nesse caso estamos tentando aproveitar o espaço vazio para levar crianças carentes e estudantes de escolas públicas, que integram o projeto social Transforma, para ocuparem estes lugares e conhecerem novos esportes.

De acordo com a Rio-2016, os ingressos dos patrocinadores correspondem a cerca de 1% do total de 6 milhões distribuídos e colocados à venda.

- Do total de bilhetes, 70% vão para o público brasileiro e 30% para o exterior, incluindo nesse total a família olímpica, federações e patrocinadores, sendo que este último fica com 5% desta internacional - concluiu Ferreti.

A conta fecha ?

Considerando o fato de que o COI pede que 6% dos ingressos não sejam colocados à venda e fiquem à sua disposição, que os patrocinadores respondem por 1%, segundo a Rio-2016  e que o comitê assegura ter vendido 84% dos ingressos. Fica a questão: será mesmo que  tem muito brasileiro rasgando dinheiro, pois comprou bilhetes salgados (embora o mais barato seja a meia-entrada de alguns esportes a R$ 20, o grosso está acima R$ 100) e não apareceu? 

- O que posso assegurar é que os números batem com a receita. Vendemos 84% dos ingressos, está registrado. Quem comprou tem o direito de decidir se vai ao jogo ou não - finalizou Ferreti.