Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estados Unidos vencem Argentina no provável adeus à Geração Dourada

Com uma medalha de ouro e uma de bronze em Olimpíadas, 'trintões' Manu Ginobili, Carlos Delfino, Andrés Nocioni e Luis Scola devem ter feito a última partida em Jogos 

MARK RALSTON / AFP
Escrito por

A geração mais bem sucedida da história do basquete masculino sul-americano provavelmente fez seu jogo de despedida aqui no Brasil. Nesta quarta-feira, a Argentina perdeu para os Estados Unidos por 105 a 78, nas quartas de final da Olimpíada do Rio de Janeiro, e foi eliminada da competição, mesmo com muita festa da torcida hermana na Arena Carioca 1. Melhor para os americanos, que avançaram e vão pegar a Espanha em uma das semifinais.

Manu Ginobili, de 39 anos de idade, Andrés Nocioni e Luis Scola, de 36, e Carlos Delfino, de 33, são o coração da histórica geração dourada, campeã olímpica em 2004 e medalhista de bronze em 2008. Todos estiveram em ação como protagonistas no Rio, no que provavelmente marcou os últimos Jogos do quarteto.

A equipe americana começou com uma mudança no quinteto inicial: DeAndre Jordan começou como pivô titular ao lado de Kyrie Iring, Klay Thompson, Kevin Durant e Carmelo Anthony. Mas foi a Argentina que largou melhor, abrindo 19 a 9 graças ao início fulminante do armador Facundo Campazzo, com seis pontos nos minutos iniciais. Porém, os Estados Unidos reagiram rapidamente para assumir o controle do jogo e venceram a parcial por 25 a 21.

Dando sequência ao domínio adquirido no fim do primeiro quarto, os americanos marcaram os 11 primeiros pontos do segundo e abriram 36 a 21. A vantagem só aumentou, e os brasileiros aproveitaram para gritar "olé" a cada passe do Team USA. No intervalo, os Estados Unidos venciam por 56 a 40.

No terceiro período, os ânimos chegaram a se exaltar entre Facundo Campazzo e DeAndre Jordan após falta do argentino em Kyrie Irving. Mas nada que mudasse o panorama da partida, que entrou no último quarto com os Estados Unidos vencendo por 87 a 61. 

Com a grande vantagem, os americanos ainda conseguiram poupar seus titulares em boa parte do último quarto. Mesmo com os reservas em quadra e com muita festa da torcida argentina, que se reuniu para cantar atrás de uma das tabelas, no anel superior, o Team USA não diminuiu o ritmo e venceu por 105 a 78. 

O destaque da partida foi Kevin Durant. A Argentina tentou marcá-lo com Ginobili, Delfino e Nocioni se revezando, mas não obteve sucesso. O ala americano deixou a quadra com 27 pontos e foi o cestinha do jogo.

Nas semifinais, os Estados Unidos vão enfrentar a Espanha na reedição das duas últimas finais olímpicas. Também nesta quarta-feira, os europeus venceram a França por 92 a 67 com direito a show de Nikola Mirotic, que deixou a quadra com 23 pontos, cinco rebotes e dois tocos.

A outra semifinal será disputada entre Austrália, que venceu a Lituânia por 90 a 64 na abertura das quartas de final, e a Sérvia, que derrotou Croácia em clássico de ex-repúblicas iugoslavas.