Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Essa medalha vale mais do que um ouro!’

Rodrigo Geammal, especialista em marketing com passagem pelo Palmeiras e na chegada de Seedorf ao Botafogo, fala sobre a importância da medalha de Rafael Silva para o Brasil

Rafaela Silva ganhou medalha de ouro no judô (Foto: Bruno Egger/Mowa Press)
Escrito por

De fato, o Brasil parou para ver a conquista de seu primeiro ouro em casa. Este momento foi especial, pois estive com o Flávio Canto, medalhista olímpico e idealizador do transformador Projeto Reação. E foi incrível quando ele nos contou, meses antes da conquista, a história de superação desta menina de ouro chamada Rafaela Silva.

É incrível a maneira como Canto atingiu esse status também de empreendedor, com visão para transformar a realidade de muitos jovens que vivem em comunidades carentes no Rio de Janeiro, por meio de um projeto social que definitivamente dá frutos.

Dentro deste contexto de vitórias e derrotas vividas tanto pelo Flavio quanto por Rafaela, podemos refletir em nosso dia-a-dia sobre situações semelhantes. Muitas vezes nos encontramos sem esperança para superar os problemas e bate uma solidão e um sentimento de fraqueza para continuar em busca dos nossos sonhos.

Lembro que Rafaela foi alvo de ofensas pesadas nas mídias sociais; sinceramente, não entendo como existem pessoas com alma negra e que investem o seu tempo para humilhar as outras. Este fato poderia ter ocasionado um mal de consequências incalculáveis para esta atleta que teve apoio da família, dos seus treinadores e principalmente do Projeto Reação para não desistir do seu sonho.

Aprendemos lições diárias em nossas vidas, e essa é mais uma: nos momentos mais difíceis, precisamos olhar para o céu, ter orgulho da nossa história, mas acima de qualquer coisa, trabalhar! Essa é a única receita do sucesso para quem tem a ética no sangue!

Rafaela terá sua agenda repleta de compromissos com patrocinadores e com quem a apoiou de verdade nesta caminhada de espinhos e rosas. O atleta que ganha uma medalha na Olimpíada representa muito mais do que o ouro, pois a sua realidade de superação é infinita.

O esporte brasileiro precisa ter mais patrocinadores, políticos sérios, presidentes de federações honestos e tantos outros executivos, com capacidade para transformar a vida de jovens que estão vivendo a falta de esperança em bairros de alto, médio e baixo poder aquisitivo. Fica evidenciado que o esporte transforma, não importa a classe social.

Ganhar o ouro é demais, mas incentivo que este momento deve ser levado a sério como um caminho para a sociedade do futuro, em um país que anda com a cabeça baixa. Somos capazes, sim, de transformar através do esporte a realidade de muitos brasileiros. Precisamos pensar de forma criativa, coletiva e ética como a organização da Abertura dos Jogos, que surpreendeu todo o mundo.

Pode ser que eu não tenha tempo para ver este novo Brasil, mas nossos filhos e netos merecem um novo país. Podemos começar já em criar eficientes e pequenas atitudes no cotidiano para esta transformação. Acabar com o jeitinho, com as vantagens e a busca pelo mínimo correto. Só assim acredito que podemos mudar. Pode levar muito tempo, mas não é impossível! Salve Brasil e a sua verdadeira pátria. Salve tantas Rafaelas e Flávios que estão espalhados por este lindo e promissor país!

*Rodrigo Geammal é formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Iniciou a sua carreira na ExxonMobil (Esso). . Desenvolveu diversos projetos focados em conteúdos esportivos e de entretenimento como o projeto de marketing de contratação de Clarence Seedorf pelo Botafogo. Foi diretor de Marketing da Sociedade Esportiva Palmeiras.