Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Crônica olímpica: ‘Que saudades do Luciano e do Show do Esporte’

Com o fim dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, uma nota de 'outros esportes' nos jornais deverá ser festejada com direito a Hino Nacional. Mas muito se aprendeu em 2016...

ED JONES / AFP
Escrito por

É verdade que o brasileiro gosta de vencedores, mas a Olimpíada do Rio mostrou que também gosta de acompanhar todas as modalidades e têm curiosidade em aprender todos os esportes.

Em conversa com um amigo, levantei uma tese de que é possível alimentar nossos mais de dez canais de TV especializados em esporte com transmissões, pois são muito os eventos esportivos pelo mundo. Mas ele me desanimou, ao dizer que a partir desta segunda-feira o foco da telinha esportiva voltará em quase sua totalidade para o futebol.

Nomes como os de Isaquias Queiroz, Thiago Braz, Robson Conceição, Erlon Silva, Maicon Siqueira, Rafael Silva, Mayra Aguiar, Rafael Silva, Arthur Zanetti, Poliana Okimoto, Arthur Nory, Felipe Wu, Martine Grael e Kaena Kunze só serão lembrados por intermédio do Google.

Eles vão perder espaço para jogos da primeira, segunda, terceira, quarta divisões do futebol nacional e para campeonatos espanhol, italiano, inglês, alemão, chinês, turco, grego, escocês, eslovaco, tailandês e pelo mundo afora. Com direito a repetições em todas as madrugadas. Isso para não falar dos programas de debate pela manhã, tarde e noite. Nos jornais, uma nota de “outros esportes” deverá ser festejada com direito a Hino Nacional.

A monocultura do futebol jamais será quebrada no Brasil. Ainda mais com a medalha de ouro recém conquistada, apesar do empate histórico sem gols com o Iraque. As Eliminatórias para a Copa de 2018 estão aí e, talvez, os erros acobertados na olimpíada, poderão se aflorar. Mas tudo vai seguir como sempre.

Apenas vôlei de quadra e o de praia vão conseguir beliscar um espaço. Um trabalho de popularização feito há mais de 30 anos, que teve início com o saudoso Luciano do Valle. Lembram do “Show do Esporte”? Trouxe futebol americano, NBA, boxe, hóquei e outros esportes em horário nobre e na TV aberta. Saudades do Luciano do Valle.