Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Crônica Olímpica: Phelps, Bolt, Riner….qual o melhor atleta de todos os tempos?

Os Jogos do Rio, apesar de todos os gastos indevidos e das promessas não cumpridas, ganharam seu lugar na história do esporte

(Foto:AFP)
Escrito por

A Olimpíada do Rio será lembrada sempre pelo excelente desempenho de grandes celebridades, que ratificaram todas as expectativas. Mas algum deles pode ser apontado como o maior atleta olímpico de todos os tempos? São vários os candidatos.

O norte-americano Michael Phelps aumentou sua coleção de medalhas, com mais cinco ouros e uma prata. É o maior nadador da história. O jamaicano Usain Bolt confirmou o tri nos 100m, 200m e revezamento 4x100 m. É o maior velocista que já existiu.

O francês Teddy Riner se sagrou bicampeão, além dos oito títulos mundiais. É o maior judoca de todos os tempos.

A japonesa Kaori Icho, da luta livre, se tornou a primeira mulher tetracampeã dos Jogos. O cubano Mijaín Lopez foi tri dos 130 quilos na greco-romana. São os melhores em suas modalidades.

Mas qual o melhor deles? Quem tem mais talento em seu esporte? Phelps e Bolt, além de excepcionais, ainda possuem mais marketing e seus esportes são mais reconhecidos pela imprensa e pelo público. Ambos, inclusive, deverão ter se apresentado pela última vez em Jogos Olímpicos. 

Mas além dos fora-de-série, ainda temos os candidatos a atingir este estágio daqui oito ou doze anos. A natação e a ginástica apresentaram suas futuras lendas. Katie Ledecky e Simone Biles. Ambas com 19 anos e ganhadoras de quatro ouros e uma prata no Rio.

Ficou faltando uma equipe fora-de-série. O basquete norte-americano nem pode ser chamado de  Dream Team. Vôlei, handebol, polo aquático, hóquei sobre a grama....nenhum time que se apresentou nas arenas cariocas será lembrado como o melhor de todos.

Mas não faz mal. Os Jogos do Rio, apesar de todos os gastos indevidos e das promessas não cumpridas, ganharam seu lugar na história do esporte.