Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Campeão olímpico na natação recorre à CAS para ir à Rio-2016

Coreano Park Tae-hwan tenta última cartada na tentativa de disputar a Olimpíada

Park Tae-hwan está impedido de disputar a Olimpíada mesmo após cumprir pena (Foto: PHILIPPE LOPEZ)
Escrito por

O nadador sul-coreano Park Tae-hwan, medalhista de bronze nos 400m livre nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra a decisão do Comitê Olímpico da Coreia do Sul (KOC) e a Federação Coreana de Natação (KSF), que o impediu de disputar a Olimpíada do Rio por envolvimento em caso de doping.

Em março do ano passado, a Federação Internacional de Natação (Fina) o suspendeu por 18 meses após ele testar positivo para testosterona. Sua proibição começou em 3 de setembro de 2014 e terminou em 2 de março de 2016. O problema é que o regulamento do comitê olímpico do país proíbe que um atleta atue pela equipe nacional antes de três anos após o fim de uma sanção.

O nadador também acumula três medalhas de prata em Olimpíadas, sendo uma na China e outras duas em Londres-2012. Park Tae-Hwan é o único sul-coreano medalhista olímpico na modalidade.

O prazo final de inscrição de nadadores para os Jogos do Rio é 18 de julho.