Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Argentina vence o Brasil após duas prorrogações em jogão no basquete

Em grande maioria na Arena Carioca 1, torcida brasileira empurra, mas Seleção masculina de basquete perde os hermanos. Agora, precisará secar a Espanha para se classificar

MARK RALSTON / AFP
Escrito por

A Seleção Brasileira masculina de basquete ficou perto de vencer a Argentina duas vezes. Porém, mesmo com a imensa maioria da torcida contra, os hermanos mostraram sua força e venceram por 111 a 107, após duas prorrogações, na Arena Carioca 1. Agora, o Brasil precisará vencer a Nigéria e torcer contra a Espanha para se garantir nas quartas de final.

Devido à possibilidade de tensão do clássico, Marcelinho Huertas e Luis Scola leram uma mensagem pedindo paz antes da bola subir. O argentino chegou a ser vaiado quando pegou o microfone, mas depois foi aplaudido pelos brasileiros após aceno do armador. 

O Brasil começou com Rafael Hettsheimeir como titular ao lado de Huertas, Leandrinho, Marquinhos e Nenê. Apesar do bom início do pivô, que marcou seis pontos nos primeiros minutos atacando Scola, foi a Argentina quem teve a primeira boa liderança: 15 a 10, com pouco mais de cinco minutos jogados.

A partir daí, Nocioni e Scola aproveitaram o espaço dado pelo Brasil no perímetro e converteram bolas de três consecutivas, vencendo o primeiro quarto por 28 a 19.

No início do segundo período, o Brasil voltou melhor e foi equilibrando o jogo. Com os reservas em quadra, a Seleção virou faltando pouco mais de cinco minutos graças a bolas de três de Giovannoni e Benite, que vieram muito bem do banco. Com dez pontos do ala-pivô e 13 do ala-armador, a equipe de Rubén Magnano foi para o intervalo vencendo por 52 a 44.

Na volta dos vestiários, a Argentina tentou entrar no jogo novamente apostando nas bolas de três pontos de Nocioni. Com mais uma grande parcial do ala-pivô, os hermanos conseguiram a virada restando 2:52 no quarto: 64 a 63. Mas a Seleção não demorou para reagir e retomar a liderança, vencendo por 72 a 67 ao fim do período.

O último quarto começou nervoso. Com o placar apertado, a tensão do clássico claramente fez com que os ataques não fluíssem de maneira tão natural quando no início do jogo. O Brasil chegou a abrir vantagem, mas a Argentina reagiu e, com bola de três pontos de Nocioni restando três segundos, empatou a partida em 85 a 85 e forçou a prorrogação.

Mesmo com a boa atuação de Nenê no primeiro tempo extra, a Argentina conseguiu correr atrás e empatar em 95 a 95. O jogo foi decidido apenas no segundo, quando os hermanos marcaram os oito primeiros pontos da parcial e administraram a vantagem para vencer por 111 a 107.

O Brasil define seu futuro na Olimpíada de Londres na segunda-feira, novamente às 14h15, na Arena Carioca 1, contra a Nigéria. No mesmo dia, às 19h, a Argentina enfrenta a Espanha. A Seleção precisará vencer e torcer contra os europeus para se garantir nas quartas de final.