Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Boxe: Associação Internacional aprova participação de profissionais na Olimpíada

Decisão foi tomada em um congresso em Lausanne, na Suíça, nesta quarta-feira. Dessa forma, pela primeira vez, boxeadores profissionais poderão disputar os Jogos do Rio

Multicampeão, Floyd Mayweather Jr. é dono de um bronze em Atlanta-1996 (Foto: Al Bello/Getty Images/AFP)
Escrito por

Pela primeira vez na história, uma Olimpíada contará com pugilistas profissionais. A Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) aprovou nesta quarta-feira, em um congresso em Lausanne (SUI), a participação de boxeadores que já atingiram o profissionalismo no Rio de Janeiro.

Até então, apenas amadores poderia disputar os Jogos. Dentre eles, alguns dos casos mais famosos são dos americanos Muhammad Ali, George Foreman, Joe Frazier e Floyd Mayweather Jr., do ucraniano Wladimir Klitschko e do britânico Lennox Lewis.

- Esta é uma ocasião importante para Aiba, o boxe olímpico e nosso esporte como um todo, e representa mais um grande salto na evolução do boxe. Este movimento irá garantir o empoderamento das Federações Nacionais e melhorar todas as competições futuras, incluindo os Jogos Olímpicos - declarou o presidente da Aiba, Ching-Kuo Wu.

A decisão de permitir profissionais na Olimpíada recebeu diversas críticas de ex-boxeadores, como Mike Tyson, que classificou a escolha como "ridícula", "estúpida" e "uma forma de monetizar o boxe olímpico". Outros ex-atletas também não se mostraram satisfeitos com a decisão, em vista da diferença de nível entre os amadores e os profissionais.

- Nossa missão é continuar a tomar decisões corajosas no melhor interesse de nossos pugilistas e para o bem para o esporte - completou o mandatário da entidade, cuja decisão contou com 95% de aprovação dos delegados presentes.

Como um profissional não poderia disputar a Olimpíada, alguns dos maiores pugilistas da história nunca deixaram o nível de amadorismo, como é o caso dos pesos pesados cubanos Teófilo Stevenson e Félix Savón, tricampeões olímpicos.

Ainda assim, os boxeadores mais famosos possivelmente não farão parte da disputa da Olimpíada no Rio. Isso porque a maioria das seletivas já aconteceu, e a última, na Venezuela, acontece em uma data muito próxima à decisão da Aiba, entre 3 e 8 de julho.