Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 12/12/2015
17:03
Compartilhar

No ano prévio aos Jogos Rio-2016, o vôlei de praia foi sem dúvidas onde o Brasil mais se destacou entre todas as modalidades olímpicas. As duplas masculinas e femininas dominaram o cenário internacional com títulos no Campeonato Mundial e no Circuito Mundial,  criando uma boa expectativa de medalhas para a Olimpíada na Cidade Maravilhosa.

O ponto alto do país nas areias foi o Campeonato Mundial, disputado na Holanda em julho deste ano. Das seis medalhas em jogo na competição, cinco foram colocadas no peito de atletas tupiniquins.

Na competição feminina, o pódio inteiro foi verde e amarelo, com Ágatha/Bárbara Seixas (ouro), Taiana/Fernanda Berti (prata) e Juliana/Maria Elisa (bronze). Entre os homens, Alison e Bruno Schmidt foram campeões, e Evandro/Pedro Solberg acabaram na terceira posição.

O show nacional na Holanda não foi obra do acaso. O desempenho avassalador se repetiu no Circuito Mundial, em que os brasileiros foram campeões e vice entre homens e mulheres (veja mais abaixo), e conquistaram 32 medalhas no total, sendo mais da metade (18) de ouro. Foi a melhor marca do país na temporada internacional desde 2008.

- Os atletas estão de parabéns, se dedicaram muito em todos os torneios. E por ter sido atleta, também acredito que o apoio da CBV foi fundamental. A preparação e a manutenção desta preparação são essenciais, e com a ajuda dos nosso patrocinadores e apoio do COB e do Ministério do Esporte, pudemos custear os gastos, permitir que as comissões técnicas completas sempre estivessem presentes. Demos 100% para que eles pudessem representar o Brasil da melhor maneira, e eles conseguiram isso - disse Franco neto, diretor de seleções de vôlei de praia na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

As quatro duplas que representarão o Brasil na Olimpíada Rio-2016 já estão definidas. Serão Alison/Bruno Schmidt, Evandro/Pedro Solberg, Ágatha/Bárbara Seixas e Larissa/Talita. Após a temporada, é grande a expectativa de que pelo menos uma dessas duplas, ou quem sabe todas, suba no pódio na praia de Copacabana, em agosto do próximo ano.

Os feitos do Brasil pelo mundo em 2015 no vôlei de praia
Campeonato Mundial (disputado na Holanda, em julho)
​Ouros - Alison/Bruno Schmidt (masculino) e Ágatha/Bárbara Seixas (feminino)
Prata - Taiana/Fernanda Berti (feminino)
Bronze - Evandro/Pedro Solberg (masculino) e Juliana/Maria Elisa (feminino)

Circuito Mundial
Campeões - ​Alison/Bruno Schmidt (masculino) e Ágatha/Bárbara Seixas (feminino)
Vice-campeões - Evandro/Pedro Solberg (masculino) e Larissa/Talita (feminino)

O Brasil fechou o ano no Circuito Mundial com 32 medalhas no total, sendo 18 de ouro, sete de prata e sete de bronze. O país subiu no pódio com oito duplas diferentes.
Medalhistas no masculino - Alison/Bruno Schmidt (6), Evandro/Pedro Solberg (4) e Guto/Saymon (1).
​Medalhistas no feminino - Ágatha/Bárbara Seixas (7), Larissa/Talita (7), Juliana/Maria Elisa (3), Taiana/Fernanda Berti (3) e Duda/Elize Maia (1)

Siga o Lance! no Google News