Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Armazém no Boulevard Olímpico vira espaço esportivo e tecnológico

Espaço RJ tem sete mil metros quadrados e recebe gratuitamente visitantes para brincadeiras que vão do totó humano ao simulador de remo com água de verdade

Dona Elizabeth foi uma das 30 mil pessoas que aproveitaram os equipamentos do Espaço RJ (Foto: Gonçalo Luiz)
Escrito por

Sete mil metros quadrados equipados para convidar o público a praticar esporte na cidade do Rio de Janeiro. Montado em um armazém na revitalizada região portuária da cidade, o Espaço RJ - uma iniciativa do Governo do Estado viabilizada pelo Sistema Fecomércio - é um verdadeiro complexo esportivo e tecnológico, com simuladores que colocam o público praticando remo, natação, ciclismo e escalada, por exemplo, em meio a belíssimas paisagens cariocas.

- Eu gostei. Você vai no seu ritmo, sem pressa. E com o telão e os tanques d'água, você se sente remando de verdade. É bom porque é uma coisa que, normalmente, você não vai fazer - conta Elizabeth Alves, de 66 anos, logo após sair do simulador de remo. Com o auxílio do telão de led, o equipamento coloca o visitante no meio da Lagoa Rodrigo de Freitas, sede das competições do esporte nas Olimpíadas.

E assim é também com os demais simuladores. O de ciclismo, por exemplo, põe o público para suar pedalando e curtindo a Prainha, ou a Vista Chinesa, por onde passaram os atletas do ciclismo de estrada, no último fim de semana (6 e 7). No de vôlei, o visitante é convidado por Giovane Gávio a tentar um saque "jornada nas estrelas" e medir a força e a altura que ele alcança no Maracanãzinho. Além destes, é possível escalar a face mais difícil da Pedra da Gávea, sem perceber que está em uma das paredes do armazém. Há ainda simuladores de judô e corrida, e o divertidíssimo totó humano. Tudo para gerar nos convidados o interesse pelo esporte.

- Na minha terra, em Campos, tinha competições de remo. O meu cunhado competia, mas eu nunca me interessei assim. Tudo passa pela oportunidade, né? Agora é só arrumar um caiaque - diz José Carlos, de 70 anos, outro recém apaixonado pelo remo.

Até o último domingo (7), o Espaço RJ já havia recebido 30 mil visitantes. A expectativa é de que até o dia 21 de agosto, último de funcionamento, o armazém seja frequentado por 150 mil convidados. A entrada é gratuita.