Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Andy Murray tenta fazer história com o bicampeonato na Olimpíada

Britânico pode se tornar o primeiro tenista bicampeão olímpico em simples, seja no masculino ou no feminino. Atleta encara Juan Martín del Potro neste domingo

(MARTIN BERNETTI/AFP/Lancepress!)
Escrito por

Conquistar uma medalha olímpica é uma das tarefas mais difíceis no mundo esportivo. Por acontecer de quatro em quatro anos, a competição tende a ter grandes atletas em fases distintas e, dessa forma, vários campeões diferentes. Um homem, porém, pode entrar para a história do tênis mundial como o único bicampeão olímpico em simples (masculino ou feminino): Andy Murray.

O britânico, que está na decisão dos Jogos do Rio de Janeiro neste domingo, recebeu a medalha de ouro em Londres (ING), em 2012, após superar o suíço Roger Federer na grama de Wimbledon. No Brasil, ele enfrenta o argentino Juan Martín del Potro, que também já conquistou uma medalha olímpica, com o bronze na Inglaterra.

- Significaria muito para mim (ser bicampeão). Não é uma coisa fácil, até por isso nunca foi feito antes, mas eu darei o meu melhor. Já tenho uma medalha garantida, mas o meu objetivo é conquistar o ouro. Farei tudo o que puder para isso acontecer - comentou Murray.

Em toda a história olímpica do tênis, disputado em 14 Olimpíadas, entre 1896 e 1924, e 1988 até hoje, apenas seis tenistas conseguiram duas medalhas em Jogos. Desses, apenas dois foram campeões: o sul-africano Charles Winslow, em Estocolmo (SUE), em 1912, e a alemã Steffi Graf, em Seul (COR), em 1988.

Na disputa pelo terceiro lugar, o espanhol Rafael Nadal também pode entrar para esse grupo, caso vença o japonês Kei Nishikori. Isso porque o tenista já possui um título olímpico, em Pequim (CHN), em 2008. Na final, Del Potro, por sua vez, já está entre os multi-medalhistas.

Em uma das melhores fases de sua carreira, o britânico Andy Murray terá nesse domingo, por volta das 15h30, uma chance única em suas mãos: reescrever a história olímpica e colocar seu nome de vez na galeria dos maiores tenistas de todos os tempos. 

Confira a relação dos tenistas de simples com mais de uma medalha olímpica:

Charles Winslow (AFS)
Ouro em Estocolmo (SUE), em 1912, e Bronze na Antuérpia (BEL), em 1920.
.............................
Kitty McKane (GBR)
Bronze na Antuérpia (BEL), em 1920, e em Paris (FRA), em 1924
.............................
Steffi Graf (ALE)  
Ouro em Seul (COR), em 1988, e prata em Barcelona (ESP), em 1992
.............................
Arantxa Sánchez (ESP) 
Bronze em Barcelona (ESP), em 1992, e prata em Atlanta (EUA), em 1996
.............................
Elena Dementieva (RUS) 
Prata em Sydney (AUS), em 2000, e ouro em Pequim (CHN), em 2008
.............................
Fernando González (CHI)
Bronze em Atenas (GRE), em 2004, e prata em Pequim (CHN), em 2008