Motociclismo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pilotos encararam montanhas de MG em prova de Enduro FIM

Foto: Janjão Santiago
Escrito por

O fim de semana foi de grandes disputas no último final de semana, na região de Honório Bicalho (Nova Lima/MG), pelas 9ª e 10ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM. Alguns pilotos já garantiram o título da temporada e outros estão bem perto da conquista.


O CT Fast Brothers recebeu a comitiva de pilotos do Campeonato Brasileiro para mais um final de semana de muitas emoções. O percurso escolhido, bastante exigente segundo os próprios pilotos, viu grandes disputas e muitas trocas de posições na liderança da prova. No sábado foram três voltas, sendo que a primeira volta foi de reconhecimento e as outras duas válidas, onde os pilotos encaravam três especiais cronometradas: um Cross Test dentro do Centro de Treinamento, um Extreme com grande parte do trajeto dentro do leito de um rio e pra finalizar um Enduro Teste bastante técnico e desafiador, com um final em subida,com muitos cotovelos e várias opções de trajeto para os pilotos escolherem o melhor.


A disputa neste primeiro dia foi decidida no final, com a vitória do piloto mineiro Júlio Ferreira vencendo o dia com apenas 5 segundos de vantagem para o gaúcho Gustavo Pellin. Rômulo Bottrel foi o terceiro colocado. O norte-americano Ian Blythe, líder do campeonato, teve algumas dificuldades no dia e ainda sofreu uma penalização, tirando suas chances de uma boa colocação.


O domingo amanheceu nublado, mas com os pilotos dispostos a esquentar o nível das disputas, já que o campeonato se aproxima do seu final. Restam apenas mais duas etapas, que acontecem em setembro na cidade de Itatinga/SP. A pouca diferença no dia anterior entre Julio e Pellin serviu para que os dois iniciassem o dia determinados a acelerar tudo. Mas na briga entraram ainda Bottrel e Blythe, que resolveram se recuperar do dia anterior. Os quatro aceleraram até a última especial disputando a liderança, com algumas trocas de posições entre eles até o final. E depois de mais três voltas no percurso e nove especiais disputadas, o norte-americano Ian Blythe se recuperou do dia anterior e confirmou a vitória no dia. Na segunda colocação ficou Júlio Ferreira e em terceiro ficou Rômulo Bottrel.


Na soma dos dois dias, vitória de Júlio Ferreira. Na segunda colocação ficou Rômulo Bottrel, que empatou em número de pontos com Gustavo Pellin, mas levou a melhor no critério de desempate que leva em conta a melhor colocação no segundo dia. Gustavo Pellin fechou a competição com a terceira vaga do pódio. Na classificação Geral, Ian Blythe continua na liderança com 207 pontos, com Bottrel em segundo (197 pts) e Gustavo Pellin em terceiro com 190 pontos.


Na categoria E1 o vencedor foi Rômulo Bottrel, com Diego Collet na segunda colocação e Ronald Santi em terceiro. Com esse resultado, Bottrel já tem praticamente assegurado o título da temporada, bastando apenas que participe da última prova para que possa descartá-la. É que segundo o regulamento, a última prova só pode ser descartada se o piloto participar da etapa.


Na E2 o vencedor foi Júlio Ferreira, com Ian Blythe na segunda colocação e Tunico Miranda em terceiro. O título já está praticamente definido na categoria: basta largar na prova de Itatinga para que Blythe assegure o título da temporada na categoria.


Na E3 Pellin continua imbatível e desde o início de 2015 domina o lugar mais alto do pódio. A campanha de 2016 continua como a de 2015, com 100% de aproveitamento e basta largar na última prova para comemorar mais um título. Mas é claro que vai tentar vencer, para fechar a temporada de forma invicta. Ripi Galileu foi o segundo colocado e Guilherme Farah o terceiro.


A categoria Junior contou com boas disputas entre os jovens pilotos – é destinada a pilotos até 23 anos. Patrik Capila venceu no sábado e Vinicius Calafatti o domingo. Na soma dos pontos, vitória de Capila, com Willians “Tanaka” Laurens na segunda colocação e Calafatti em terceiro. Levando em consideração que Bruno Crivilin, segundo colocado na classificação, não participa da última prova por ter realizado uma cirurgia na última semana, Calafatti já pode começar a comemorar o título, já que não pode mais ser alcançado pelo terceiro colocado, Patrik Capila.


O vencedor da Categoria Light foi Victor Miranda. Ednaldo Rolim foi o segundo e Cicero Martins o terceiro colocado. Com o resultado, Victor Miranda já pode comemorar a conquista do título de 2016.


A categoria E35 teve vitória do gaúcho Michel Cechet, com Luiz Felipe Braga Bastos sendo o segundo colocado. Em terceiro ficou Nielsen Bueno. A categoria está em aberto e será decidida na prova final, já que com os descartes previstos em regulamento a diferença entre Cechet e Nielsen é de apenas 3 pontos.


Na categoria E40 o piloto Cassiano Tebaldi venceu os dois dias e subiu no degrau mais alto do pódio. Na segunda colocação ficou Roberto Lamego e em terceiro Edeilson Shoca. Com o resultado o piloto Cassiano Tebaldi já pode comemorar o título de Campeão da temporada.


Na E45 o vencedor foi Pélmio Filho, que venceu os dois dias e com o resultado já garantiu o título de Campeão Brasileiro de 2016. Na segunda colocação ficou Julio Cesar Lemos e em terceiro Daniel dos Reis.

A próxima prova, última da temporada 2016, acontece nos dias 24 e 25 de Setembro, na cidade de Itatinga/SP.