Motociclismo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

MotoGP será em pista histórica da Motovelocidade

O circuito protagonizou algumas das corridas mais emocionantes da modalidade

Foto: AFP PHOTO / LLUIS GENE
Escrito por

A oitava etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade, MotoGP vai acontecer no circuito histórico de Assen, na Holanda, neste domingo (26). A pista é a única a sediar todo ano pelo menos uma etapa do Campeonato. Desde sua criação em 1949, ela já passou por várias reformas. A mais recente em 2016. O trajeto pode ter mudado, mas a sensação de adrenalina proporcionada a cada nova corrida permanece a mesma.

Assen é um circuito especial para o piloto italiano Valentino Rossi. Foi lá que ele ganhou sete vezes na categoria de elite da Motovelocidade. O local foi cena também de sua centésima vitória em 2009. Outra vitória das mais empolgantes de Rossi em Assen foi em 2015 contra, o atual líder na classificação geral, Marc Marquez.

Na prova deste fim de semana, Marquez tem a chance perfeita de somar mais pontos sobre os pilotos Jorge Lorenzo e Rossi que estão na segunda e terceira colocação, respectivamente no placar geral.

Marquez tem no momento 10 pontos de vantagem sobre Lorenzo e 22 sobre Rossi. Esta é a disputa mais acirrada da MotoGP em um Campeonato Mundial desde que Casey Stoner, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa estiveram separados por apenas 19 pontos em 2012.

Ainda assim não há um favorito para o Campeonato já que tanto Rossi como Lorenzo abandonaram duas provas esta temporada e Marquez se acidentou na etapa em Le Mans, na França.
Tanto para Marquez quanto para Lorenzo, o trajeto em Assen, por algumas vezes, não foi o palco do melhor desempenho dos pilotos. Foi nessa pista que o espanhol chegou em segundo lugar quatro vezes depois de ficar muito perto da liderança.
Para Lorenzo, situações fora de seu alcance marcaram o fracasso do piloto. Ele foi arrastado por dois pilotos em 2011 e outra vez em 2012. Já em 2013 a má sorte continuou a persegui-lo e ele quebrou a clavícula em um dos treinos. A última vitória do piloto em Assen foi em 2010, depois disso no mesmo circuito ele voltou a subir o pódio apenas no ano passado com o terceiro lugar.