Motociclismo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Delegação Brasileira finaliza Supermoto das Nações em 12º lugar

Delegação brasileira. Da esquerda pra direita: Laszlo Piquet, Rafael Fonseca, Kleber Justino. Foto: Divulgação.
Escrito por

Neste domingo, 23 de Outubro, foi realizada a edição 2016 do Supermoto das Nações, a “Copa do Mundo de Supermoto”, em Alcarràs, Espanha. A equipe do Brasil, formada pelos pilotos Kleber Justino, Rafael Fonseca e Laszlo Piquet, obteve a 12ª colocação entre as 16 equipes participantes do evento. No sábado (22) o trio garantiu a oitava posição nos classificatórios, o melhor resultado já obtido pela equipe brasileira nessa fase da competição.


Com a boa posição na largada, os Brasileiros partiram para cima em busca do melhor resultado também nas três baterias. Na primeira delas, Justino partiu da oitava posição e Fonseca da 16ª. Ainda no começo da prova Rafael Fonseca assumiu a quarta posição, chegando a registrar tempos mais rápidos que do terceiro, Davi Gimenez (Espanha), e segundo colocados. Na segunda metade da prova Fonseca assumiu a terceira posição e passou a diminuir a diferença em relação ao vice-líder, Laurent Fath (França). Pouco tempo depois foi forçado a abandonar quando a corrente de transmissão de sua moto quebrou. Justino, que vinha na 12ª posição, também foi forçado a abandonar com um pneu furado. Com o resultado o Brasil ficou temporariamente na lanterna entre as equipes.


Na segunda bateria Rafael Fonseca partiu da oitava posição e Laszlo Piquet da 16ª. Fonseca não desperdiçou a oportunidade e logo se colocou na terceira posição, a frente de grandes nomes do supermoto, como o tcheco Petr Vorlí?ek, campeão europeu de supermoto em 2012 e 2016, Sylvain Bidart (FRA), multicampeão francês de supermoto e outros. Apesar de não conseguir ultrapassar Fath, em segundo, o brasileiro não deixou que Vorlí?ek o ameaçasse, garantindo a terceira colocação, o melhor resultado de um piloto brasileiro no SMoN. Em uma prova em que os sensores da cronometragem geraram muita polêmica envolvendo os pilotos que a finalizaram entre a sexta e a 32ª - e última - posição, o resultado oficial indica que Piquet foi o 21º colocado, terminando a frente de pilotos como Cristopher Hodgson (Reino Unido) e Michael Kartenberg (Alemanha).


Na terceira e última bateria Justino novamente arrancou da oitava posição, com Piquet largando na 16ª. A dupla enfrentou dificuldades no longo trecho de terra - 463 metros, 31,5% do circuito de 1,478 metros - e com isso acabou perdendo posições ainda no começo da prova. Algumas voltas depois os pilotos se recuperaram e conseguiram algumas ultrapassagens. Ao final de 15 voltas, Laszlo Piquet foi o 23º e Kleber Justino o 24º. Somando os resultados das três baterias, o Brasil ficou na 12ª posição, enquanto o título foi para a França, o vice para a República Tcheca e o terceiro lugar para a Alemanha.


“Se tudo tivesse acontecido bem, poderíamos ter terminado na sétima posição, mas as coisas nem sempre acontecem como queremos e finalizamos assim. Estou feliz pela equipe e pelo resultado. Me dediquei muito para fazer a corrida da minha vida, e acredito que fiz. Agradeço primeiramente a Deus, meus amigos, Laszlo Piquet, Kleber Justino, Pedro Rehn e Petr Vorlí?ek que me ajudaram a realizar esse sonho. No Brasil, todos fizeram parte desse resultado; Simão Lawant - meu amigo e patrocinador master deste sonho - NS Comunicação e Eventos, Kleber Augusto, Adelmo Portuga, e todos que andam e amam supermoto também fizeram parte desse resultado. É indescritível fazer parte disso. Obrigado.”, comenta Rafael Fonseca.


“Gratidão a Deus em primeiro lugar por tudo. Agradeço também aos brasileiros, que acompanharam a prova pela internet, pelo carinho, pela torcida e pelas palavras de apoio. O Rafael Fonseca fez a diferença, com toda a certeza. Laszlo Piquet muito técnico e rápido! Sinto muito orgulho de fazer parte mais uma vez do time brasileiro no Supermoto das Nações. Mais um sonho realizado. Infelizmente o Piquet e eu tivemos dificuldades na parte de terra - e que terra-, mas estamos felizes e realizados. Representar o Brasil mais uma vez em um Nações, me encheu de orgulho. Dei o meu melhor, vocês podem ter certeza, assim como o Rafael [Fonseca] e o Laszlo [Piquet].”, declara Kleber Justino.


“Foi um dia difícil para mim, e ainda estava sentindo bastante dor no pé, por conta da queda no sábado. Na segunda corrida, a minha primeira, não imprimi um bom ritmo e acabei não conseguindo colocação melhor. Na última corrida fui melhor, fazendo uma largada razoavelmente boa. Infelizmente tanto eu quanto o Kleber Justino ficamos embolados no pelotão do meio. Sinto que meu ritmo estava bom e faltou pouco pra conseguir andar no grupo da frente. Pra piorar, quando eu estava disputando com um piloto espanhol, recebi uma bandeira azul errada e fui obrigado a deixá-lo passar. Depois tentei recuperar a posição, mas acabei não conseguindo.”, relata Piquet.

Campeonato Catalão de Supermoto
O brasileiro Pedro Rehn, que acompanhou a delegação brasileira na viagem à Espanha, participou da etapa do Catalão de Supermoto realizada em conjunto com o SMoN. Correndo na categoria Open, Rehn obteve a segunda posição geral e primeira de sua categoria no classificatório de sábado. Hoje sofreu um tombo e caiu para a 15ª posição, mas fez prova de recuperação e conquistou a terceira posição em sua categoria.


“O nível dos pilotos aqui é muito alto. Eu diria até que tão ou mais alto que dos principais pilotos de motocross do Brasil. Agora confirmei que sou rápido, mas também sei que ainda tenho muito a aprender. Estou muito feliz por levar um troféu para o Brasil.”, diz Rehn.

Os brasileiros agora retornam para casa para se preparar para a final do Campeonato Paulista de Supermoto, que será realizada nos dias cinco e seis de Novembro em Limeira (SP).