Lista

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileiros naturalizados: veja os mais recentes e os famosos

Na Itália, o meia Jorginho, do Napoli, foi convocado pela Azurra. Já no Qatar, Rodrigo Tabata foi chamado para jogos das Eliminatórias

Jorginho - Napoli (Foto: AFP / Marco Bertorello)
Escrito por

Nos últimos dias dois brasileiros foram chamados para defender outros países do futebol mundial. Na Itália, o meia Jorginho, do Napoli, foi convocado pela Azurra para amistosos contra Espanha e Alemanha. Já no Qatar, Rodrigo Tabata foi convocado para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, contra Hong Kong.

Mas eles não são os primeiros, e certamente não serão os últimos. Na própria seleção da Itália, Jorginho terá a companhia de outros dois brasileiros, o meia Thiago Motta, do PSG, e o atacante Éder, da Inter de Milão.

Entre os casos recentes, o mais polêmico foi o de Diego Costa, atacante do Chelsea, que chegou a ser convocado por Felipão, então técnico da Seleção, e recusou para jogar pela Espanha. Outra polêmica foi o pedido de dispensa de Rafinha, do Bayern de Munique, convocado por Dunga. A expectativa é que o lateral seja chamado pela Alemanha.

Alemanha que já levou Cacau, Kuranyi e Paulo Rink. Entre as potências europeias, a Espanha teve Catanha, Marcos Senna e Donato. A Itália, além dos três citados, teve Amauri e Mazzola. Outros casos famosos são Deco, Pepe e Liedson em Portugal, além de Roger Guerreiro (Polônia), Ruy Ramos e Túlio Tabaka (Japão), Zinha (México), Araújo e Sheik (Qatar) e Eduardo da Silva (Croácia).

No fim do ano passado, a imprensa especulou uma possível naturalização do argentino Pratto para jogar na Seleção Brasileira, mas nada de oficial.