historias que fazem diferenca

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileiro interclubes de atletismo sub-23 movimenta Porto Alegre

Grandes nomes da nova geração da modalidade estarão competindo neste final de semana na sede da Sogipa. Serão 78 equipes e cerca de 500 atletas

Walace Caldas lidera o ranking brasileiro sub-23 na prova dos 3.000m com obstáculos (Crédito: Wagner Carmo/CBAt)
Escrito por

Após uma ausência de dois anos, será realizado neste final de semana o Campeonato Brasileiro sub-23 de atletismo. Com alguns dos principais nomes da nova geração da modalidade, a competição vai acontecer em Porto Alegre (RS), no Estádio José Carlos Daudt, da Sogipa. Estarão presentes  78 clubes e cerca de 500 atletas, representando 16 estados e o Distrito Federal. A última edição do Brasileiro sub-23 havia sido em 2014, em São Paulo.

A principal novidade para a competição foi seu formato, que passou a ser interclubes, com foco no ciclo olímpico 2017/2020. Com isso, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) quer preparar essa nova geração para as futuras grandes competições.

- São atletas que tem tudo para crescer tecnicamente e chegar em ótima forma nos Jogos de Tóquio - disse lembrou Warlindo Carneiro da Silva Filho, vice-presidente da CBAt.

O Brasileiro sub-23, organizado em parceria da CBAt com o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes), com recursos das loterias da Caixa, terá em ação várias promessas do atletismo competindo neste fim de semana. É o caso do paranaense Mikael de Jesus (FECAM-PR), que aos 20 anos ficou muito perto do pódio na final do Campeonato Mundial Sub-20 de Bydgoszcz, na Polônia, em 2016, terminando em quarto lugar. Antes, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, na China, Mikael também havia sido o quarto colocado.

O torneio também reunirá os líderes do ranking brasileiro sub-23, Walace Evangelista Caldas (Pinheiros-SP), nos 3.000 m com obstáculos, Luís Gustavo Aguiar (Orcampi Unimed-SP), no lançamento do martelo, e Valdivino Almeida dos Santos (FAE-SP), no arremesso do peso, no masculino.

No feminino, Liliane dos Santos Mariano (Pinheiros-SP) lidera os 800 m, Jaqueline Beatriz Weber (AMO-RS), os 1.500 m, Lorena Nunes Alves (CASO-DF), os 10.000 m, Julia Cristina Silva dos Santos (Pinheiros-SP), o salto em altura, e Ana Lays Bayer (Corville-SC), o lançamento do martelo, entre outras.