Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Real x Barça: a história do clássico em Madri

Rivais se reencontram nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu, pela Copa do Rei

Vinícius Jr e Malcom são duas das atrações do clássico (Foto: AFP)
Escrito por

Poucos clássicos do mundo atraem tantos olhos quanto o duelo entre Real Madrid e Barcelona. Nesta quarta-feira, novamente os olhares estarão sobre os rivais espanhóis. As equipes se enfrentarão pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Rei, no Santiago Bernabéu, em Madri. Com o 1 a 1 na primeira partida, o Real joga por nova igualdade no placar para avançar.

O histórico do confronto em Madri é amplamente favorável ao time da casa, que venceu 66 dos 120 duelos como mandante, segundo dados do site OGol. O Barça, por sua vez, triunfou apenas 29 vezes, ocorrendo somente 25 empates. No entanto, de 2009 pra cá, a equipe catalã vem invertendo o domínio do rival em seu território, reescrevendo uma nova história.

- O PRIMEIRO DUELO

Imagem do primeiro El Clásico (Divulgação/Barcelona)

O primeiro jogo entre Real Madrid e Barcelona aconteceu na capital espanhola, em 1902, no hipódromo de La Castellana, local onde foi construído o Santiago Bernabéu, em 1947. A partida foi válida pelas semifinais da Copa de la Coronación, curiosamente, a competição que deu origem à atual Copa do Rei, pelo qual os dois times se enfrentarão nesta quarta-feira.

O jogo terminou com o placar de 3 a 1 para o Barça, que já disputava a modalidade há dois anos, enquanto que o Madri - ainda sem o Real no nome -havia atuado apenas em alguns poucos amistosos locais contra o New FC, também da capital. O inglês Arthur Johnson abriu o placar para os donos da casa, mas o alemão Steinberg, duas vezes,  e Henry Morris, uma, viraram o placar para os catalães.

- A PRIMEIRA VITÓRIA MADRIDISTA

Reprodução

O retrospecto começaria a mudar em 1916, no terceiro duelo entre as equipes, o segundo em Madri. Quatorze anos após o primeiro encontro, os clubes voltaram a se reencontrar em uma semifinal. Após perder o jogo de ida por 2 a 1, em Barcelona, o time da capital bateu o rival por 4 a 1 pela Copa de Su Majestade El Rey Alfonso XIII.

Santiago Bernabéu, que viria a dar seu nome ao estádio do Real, marcou três vezes na goleada, com Juan José Petit completando o marcador. Martínez fez o de honra dos visitantes.

- A CONSOLIDAÇÃO DA RIVALIDADE

Time do Real Madrid em 1916 (Reprodução)

A goleada imposta pelo Madrid ao Barcelona forçou um terceiro jogo entre as equipes, já que não havia saldo de gols como critério de desempate na época. E o duelo seguinte foi, talvez, o grande propulsor da rivalidade. Um 6 a 6 histórico.

O Madrid saiu na frente fazendo 2 a 0, mas o Barça virou para 3 a 2. Na sequência, nova virada: 4 a 3 para o Real. O Barcelona, porém, empatou novamente e levou o jogo para a prorrogação, onde saíram mais quatro gols, dois para cada lado. Foi necessário um quarto confronto para definir o finalista da competição. Dessa vez, os madridistas venceram por 4 a 2 - 2 a 2 no tempo normal. O Athletic Bilbao, porém, ficaria com o título.

- A SUPREMACIA DO MADRID COMO MANDANTE

Ronaldo fez 4 gols pelo Real contra o Barcelona (Divulgação)

Após os disputados duelos de 1916, Real Madrid e Barcelona voltariam a se enfrentar apenas dez anos depois, e com duas goleadas catalãs: 5 a 1 e 3 a 0, sendo a primeira na capital espanhola. Nos 80 anos seguintes, porém o que se veria seria um domínio quase que total do Real sobre o Barça em seus domínios. 

Em 98 jogos disputados em Madri entre 1928 e 2008, o Real venceu 60, incluindo as históricas goleadas por 8 a 2, em 1935, e 11 a 1, em 1943. Neste período, ocorreram ainda 21 empates e apenas 17 triunfos do Barcelona.

- A VIRADA DO BARÇA

Messi tem retrospecto positivo no Bernabéu (AFP)

A supremacia do Real sobre o Barça em Madri, porém, se inverteu nos últimos anos. Apesar de seguir dominando o retrospecto geral como mandante, o clube da capital venceu apenas quatro dos últimos 17 jogos como mandante contra o rival. Já o Barcelona saiu vitorioso em dez oportunidades.

Coincidência ou não, a mudança começou na temporada 2008/2009, ano em que Lionel Messi se tornou protagonista da equipe, logo após a saída de Ronaldinho Gaúcho. A goleada por 6 a 2 imposta em 2009, pelo Espanhol, com dois do argentino, dois de Henry - Puyol e Piqué completaram - e quatro assistências de Xavi, deu início a uma nova história do El Clásico no Bernabéu.

- O ÚLTIMO ENCONTRO NO BERNABÉU

Suárez marcou no último jogo no Bernabéu (AFP)

A última partida entre os rivais disputada no Santiago Bernabéu aconteceu em dezembro de 2017. Com gols de Suárez, Messi e Vidal, o Barcelona voltou a golear o Real Madrid em seu próprio estádio, mantendo o bom retrospecto recente como visitante no El Clásico.

Nos últimos cinco duelos em Madri, o Barça venceu quatro e perdeu apenas um, marcando 13 gols e sofrendo somente seis. Resta saber agora qual histórico prevalecerá nesta quarta-feira: o geral ou o mais recente?