Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Algoz do Brasil e números ruins: a década do Paraguai na Copa América

Seleção paraguaia chegou a ser vice-campeã em 2011 sem vencer uma partida. Paraguaios eliminaram o Brasil em 2011 e 2015 nas quartas de final, em disputas de pênaltis

Paraguai tem números ruins na Copa América nesta década, mas é algoz do Brasil no torneio (Foto:AFP)
Escrito por

O Paraguai enfrenta o Brasil, nesta quinta-feira, ás 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Será o terceiro confronto entre as duas seleções nas quartas de final da Copa América somente nesta década. 

O LANCE! mostra os números da seleção paraguaia que, embora sejam muito ruins, levaram a equipe a uma final da competição em 2011, e também lembra as duas eliminações brasileiras para os paraguaios no torneio continental. 

Uma vitória em 18 partidas

Paraguai venceu a Jamaica por 1 a 0 em 2011 (Foto:Yuri Cortez/AFP)

O Paraguai tem um retrospecto muito ruim na Copa América nesta década. Os paraguaios obtiveram somente uma vitória em 18 partidas, desde a edição de 2011. O triunfo solitário aconteceu diante da Jamaica por 1 a 0, com gol de Edgar Benítez, pela fase de grupos da Copa América de 2011. Nas edições de 2015 e 2016, os paraguaios não conseguiram uma vitória sequer. 

Final sem vencer jogos 

Paraguaios chegaram na final em 2011 sem vencer (Foto:Reprodução)

A seleção paraguaia chegou na final da Copa América de 2011 sem vencer uma partida sequer. Em cinco partidas, os paraguaios obtiveram o empate em todas, se classificando no mata-mata na base das disputas de pênaltis. 

Na primeira fase o Paraguai empatou em 0 a 0 com o Equador, 2 a 2 com o Brasil e 3 a 3 diante da Venezuela.

Já nas quartas de final, os paraguaios enfrentaram novamente os brasileiros, com um novo empate, desta vez por 0 a 0. Porém, na decisão por pênaltis, o Paraguai levou a melhor e venceu por 2 a 0. Na semi, mais um confronto contra a Venezuela e mais um empate: 0 a 0, com vitória por 5 a 3 nas penalidades. 

Mas na final não teve jeito. O Uruguai venceu os paraguaios por 3 a 0 e acabaram com o sonho da conquista do título continental.

Rei do empate 

Paraguai empatou duas partidas nesta Copa América (Foto:AFP)

O Paraguai é o rei do empate na Copa América desde 2011. Em 18 partidas, os paraguaios empataram 11 vezes na competição. Nesta edição, eles já somam dois empates: 2 a 2 contra o Qatar e 1 a 1 diante da Argentina. A seleção se classificou por ser um dos dois melhores terceiros colocados, com apenas dois pontos ganhos. 

Algoz do Brasil 

Paraguai se acostumou a eliminar o Brasil na Copa América (Foto:AFP)

O Paraguai é pedra no sapato do Brasil na Copa América durante essa década. Os paraguaios já eliminaram a Seleção Brasileira duas vezes, ambas as eliminações em disputas de cobranças de pênaltis. 

Em 2011, na Argentina, depois de um empate por 0 a 0 no tempo normal, os paraguaios venceram por 2 a 0 nas penalidades. Barreto e Estigarribia acertaram as cobranças e levaram a seleção paraguaia para as semifinais. 

Já em 2015, quando a competição foi disputada no Chile, os paraguaios eliminaram o Brasil também nas quartas de final. No tempo normal, empate por 1 a 1, com gols de Robinho e Derlis González. Vitória do Paraguai nos pênaltis por 4 a 3, com gols de Osvaldo Martínez, Victor Cáceres, Bobadilla e novamente Derlis Gonzáles.