Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Libertadores: 10 curiosidades sobre o mata-mata da atual edição do torneio

Definidas as oitavas de final da competição continental, o L! reuniu uma série de números, tabus e novidades que você não pode deixar de conferir

Fique por dentro: Os melhores fatos sobre o mata-mata da Libertadores estão aqui (Arte: Marina Cardoso/Lance!)
Escrito por

Rufem os tambores: as oitavas de final da Copa Libertadores da América vêm aí! E com elas, uma enxurrada de tabus, estatísticas e números que constroem toda mística dos clubes e da competição. Entrando no clima do mata-mata mais tradicional do continente, cujos primeiros duelos acontecem no dia 23 de julho, após a disputa da Copa América no Brasil, o L! separou 10 curiosidades que você não pode deixar de conferir. Segue o fio: 

1. Sem duelos caseiros

Flamengo revê Emelec (EQU) nas oitavas de final da Libertadores <br>(Foto: Reginaldo Pimenta / Raw Image)

Apesar de seis clubes brasileiros terem se classificado para o mata-mata da competição, não haverá nenhum duelo verde e amarelo nas oitavas de final. Curiosamente, também não haverá nenhum duelo entre clubes do mesmo país nessa fase.

2. Domínio verde-amarelo

Brasil tem seis de 16 times classificados (Foto: Divulgação/Conmebol)

Com seis classificados, o Brasil é o país com mais equipes nas oitavas de final da Copa Libertadores neste ano. Em seguida vem a Argentina, com quatro, o Paraguai, com três, o Equador, com dois, e o Uruguai, com um representante. 

3. Repetecos...

Grêmio e Libertard se enfrentam novamente nas oitavas <br>(Foto: Noberto Duarte/AFP)

Com a mudança de regulamento, permitindo qualquer tipo de cruzamento entre os primeiros e segundos colocados dos grupos da primeira fase, as oitavas terão a repetição de dois duelos, ambos envolvendo brasileiros: Athletico-PR x Boca Juniors (ARG), vindos do Grupo G, e Grêmio x Libertard (PAR), classificados pelo Grupo H. 

4. ...Que há pouco, eram novidade

Boca e Furacão começam a construir a história do confronto<br>(Foto: Twitter/CAP)

Curiosamente, partidas entre Boca e Furacão, e Tricolor e Libertard, que se repetirão nas oitavas de final, eram inéditas antes do início da Libertadores deste ano. Cada um dos confrontos, que antes nunca haviam acontecido, terminará a competição com um histórico de quatro duelos para relembrar: dois pela fase de grupo, e os dois do mata-mata que ainda estão por vir. 

5. Duelos históricos!

Cruzeiro e River se enfrentaram na final de 1976 <br>(Foto: Reprodução/Internet)

Chaveamento das oitavas terão duelos históricos. Cruzeiro e River Plate (ARG), por exemplo, se enfrentaram na decisão da Copa Libertadores de 1976, a primeira vencida pela Raposa em sua história. A revanche veio nas quartas de final em 2015, quando os argentinos avançaram após perderem em Buenos Aires, por 1 a 0, e darem o troco no Mineirão, ganhando por 3 a 0.

Outra reedição de final de Libertadores acontece entre Internacional e Nacional (URU). As equipes se enfrentaram na decisão de 1980, vencida pelos uruguaios após um empate no Beira-Rio, e vitória no estádio Centenário, em Montevidéu. O Colorado vingou-se nas oitavas de final em 2010, quando passou pelos Bolsos para sagra-se bicampeão da América. 

6. Confronto inédito

Palmeiras enfrenta Godoy Cruz pela primeira vez <br>(Foto: Divulgação/Godoy Cruz)

Dos oito confrontos das oitavas de final, apenas um é inédito: Palmeiras e Godoy Cruz (ARG). 

7. E dá-lhe taça!

Foto; Divulgação/Conmebol

Os clubes que vão disputar as oitavas de final, somados, possuem um total de 27 títulos de Libertadores. Entre eles, o maior vencedor é o Boca Juniors, com seis conquistas, seguido de River Plate, com quatro, Grêmio e Nacional, com três, Cruzeiro e Internacional, com duas, e Palmeiras, Flamengo, San Lorenzo (ARG) e LDU (EQU), com uma conquista.  

8. Tradição em números

Inter e Nacional fazem duelo com cinco títulos de Libertadores<br>(Foto: Reprodução / Arquivo)

Palmeiras x Godoy Cruz , Cerro Porteño (PAR) x San Lorenzo e Flamengo x Emelec (EQU) fazem os confrontos "menos tradicionais" das oitavas de final, com apenas um título de Libertadores em cada. Os mais "pesados" são Cruzeiro x River Plate, além de Boca Juniors x Athletico-PR (todos do lado argentino), com seis títulos cada um. 

Em seguida, temos Internacional x Nacional, com cinco Libertadores, LDU x Olimpia, com quatro, e Libertard x Grêmio, com três. 

9. Duelos brasileiros já nas quartas? 

Podemos ter um "Grenal" nas semis da Libertadores <br>(Foto: Divulgação Twitter Internacional)

Devido à distribuição das chaves, existe a possibilidade de termos dois confrontos brasileiros já nas quartas de final. Duelam em uma das quartas quem passar das oitavas entre Palmeiras x Godoy Cruz e Grêmio x Libertad; na outra, enfrentam-se os vencedores de Flamengo x Emelec e Internacional x Nacional.

Com o Brasil possuindo quatro dois oito clubes deste lado da chave, é de 50% a chande de haver pelo menos um brasileiro na semifinal da competição continental. 

10. Histórico dá vantagem aos 'brasucas'

Cruzeiro tem ampla vantagem contra o River no histórico do confronto (Foto: Reprodução / Arquivo)

Se somados todos o histórico de confrontos dos brasileiros classificados contra seus respectivos adversários, o domínio Brasileiro é absoluto. Em 33 jogos, são 21 vitórias verde e amarelas, nove derrotas para os rivais sul-americanos e três empates. 

A maior vantagem é do Cruzeiro. Em 15 jogos contra o River Plate, a Raposa tem 11 vitórias e apenas quatro derrotas. O desempenho do Flamengo contra o Emelec também é ótimo: em seis jogos, são cinco triunfos rubro-negros e apenas um revés para os equatorianos. Veja o histórico completo dos confrontos.