Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com bom futebol, Ajax surpreende na Champions. Lembre outros ‘azarões’ da competição europeia

A equipe holandesa, comandada por Erik Ten Hag, faz brilhante campanha na Champions e está a um passo da final. Relembre outros clubes que surpreenderam na competição

Os Jovens De Ligt, De Jong, Van De Beek e David Neres são as principais armas do Ajax (MARCO BERTORELLO/AFP)
Escrito por

Misturando experiência de atletas carimbados, com grande futebol de seus jovens jogadores, o Ajax faz uma ótima temporada até aqui. A equipe holandesa faz uma brilhante campanha até aqui na Champions League e está na semifinais do torneio de forma surpreendente. O LANCE! relembrou algumas equipes que também fizeram grandes Liga dos Campeões nas últimas duas décadas. Confira:

VALENCIA - TEMPORADAS 1999/00 E 2000/01

Valencia chegou a duas finais de UCL consecutivas (Divulgação)

Na Champions League de 1999/00, o Valencia passou em primeiro do grupo F, que tinha Bayern, Rangers e PSV. Depois passou pela segunda fase em segundo do grupo B, que tinha Manchester United, Fiorentina e Bordeaux. Nas fases mata-mata, passou por Lazio nas quartas e por Barcelona nas semis. Após a grande campanha, perdeu a final para o Real Madrid. Na temporada seguinte repetiu o feito, mas foi derrotado na decisão para o Bayern de Munique.

LEEDS UNITED - TEMPORADA 2000/01

Leeds chegou às semis do torneio em 2001 (Divulgação)

Na temporada 2000/01 do torneio europeu, o grande azarão foi o Leeds United. Na primeira fase de grupos, o time se classificou em segundo do grupo H, que tinha Milan, Barcelona e Besiktas. Na segunda fase de grupos, a equipe inglesa também avançou no grupo D, que tinha Real Madrid, Anderlecht e Lazio. Na fase mata-mata, o Leeds passou por La Coruña nas quartas e acabou derrotado pelo Valencia nas semis.

BAYER LEVERKUSEN - TEMPORADA 2001/02

O Leverkusen chegou às semis no início do século (Divulgação)

Quem surpreendeu na Liga dos Campeões de 2001/02 foi o Bayer Leverkusen. A equipe alemã passou em segundo no grupo F, que tinha Barcelona, Lyon e Fenerbaçhe. Na segunda fase de grupos passou em primeiro no grupo D, que tinha Deportivo La Coruña, Arsenal e Juventus. No mata-mata, os alemães passaram por Liverpool nas quartas e Manchester United nas semis. Na grande decisão, perdeu para o Real Madrid.

DEPORTIVO LA CORUÑA - TEMPORADA 2003/04

La Coruña fez boas campanhas na UCL no início do século (Divulgação)

Na temporada de 2003/2004 a Champions League proporcionou algumas surpresas. Um delas foi a boa campanha do Deportivo La Coruña. A equipe espanhola passou na fase de grupos da chave C, que tinha Monaco, PSV e AEK Atenas. Na fase seguinte, o time passou por Juventus nas oitavas, Milan nas quartas, mas acabou caindo para o Porto na semifinal.

PORTO - TEMPORADA 2003/2004

Com Mourinho e C. Alberto, o Porto foi campeão em 2004 (Divulgação)

Outra grande surpresa da edição 2003/2004 da Liga dos Campeões foi a conquista do campeonato pelo Porto. Os Dragões passaram em segundo do grupo F, que tinha Real Madrid, Olympique de Marsielle e Partizan. Nas oitavas, os portugueses bateram o Manchester United; nas quartas o Lyon e nas semis o La Coruña. Na grande decisão, a equipe comandada por José Mourinho venceu o Monado por 3 a 0.

PSV - TEMPORADA 2004/05

PSV surpreendeu e chegou nas semis em 2004/05 (Divulgação)

Na temporada 2004/2005, o azarão foi o PSV Eindhoven. A equipe holandesa se classificou em segundo do grupo E, que tinha Arsenal, Panathinaikos e Rosenborg. Na fase mata-mata, a equipe bateu o Monaco nas oitavas de final, Lyon nas quartas e acabou caindo nas semifinais finais para o Milan no critério do gol fora de casa.

VILLARREAL - TEMPORADA 2005/06

Villarreal chegou às semis em 2005/06 (Divulgação)

Na Champions League de 2005/2006, quem fez bonito foi o Villarreal. A equipe espanhola se classificou em primeiro do grupo D, que tinha Benfica, Lille e Manchester United. Na fase mata-mata, a equipe venceu o Rangers nas oitavas, bateu a Internazionale nas quartas e só parou no Arsenal nas semifinais.

SCHALKE 04 - TEMPORADA 2010/11

Os alemães chegaram as semis na temporada 2010/11 (Divulgação)

Na temporada 2010/2011 do torneio europeu, a surpresa foi o Schalke 04. A equipe alemã foi a primeira colocada no grupo B da competição, que tinha Lyon, Benfica e Apoel. Nas oitavas, o time bateu o Valencia, passou pela Internazionale nas quartas, mas caiu nas semis para o Manchester United.

ATLETICO DE MADRID - TEMPORADAS 2013/14 E 2015/16

Colchoneros chegaram a duas finais nesta década (Divulgação)

Outro clube que surpreendeu recentemente foi o Atletico de Madrid, que chegou a duas finais de Champions League. Em 2013/14, depois de passar da fase de grupos, passou por Milan nas oitavas, Barcelona nas quartas e Chelsea nas semis. Na grande final, contra o Real, perdeu por 4 a 1 na prorrogação. Na temporada 2015/2016, a história se repetiu e o clube novamente foi derrotado pelos merengues, desse vez nos pênaltis.