Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

L! aponta cinco fatores para apostar no Botafogo contra o Sol de América

Alvinegro jogará a partida da ida da segunda fase da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira e, apesar de vir de derrota no Brasileirão, tem bons motivos para ir ao Paraguai confiante

Em dois jogos, o Botafogo ainda não sofreu gols nesta edição da Sul-Americana (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
Escrito por

O Botafogo viaja para o Paraguai nesta terça-feira, em voo fretado, e leva bons motivos para crer no triunfo diante do Sol América na bagagem. Pela Copa Sul-Americana, o duelo de ida da segunda fase será realizado às 19h15 (de Brasília) desta quarta, em Villa Elisa - que fica a cerca de 8 km da capital Assunção. 

Por mais que tenha perdido na última rodada do Brasileiro, o Botafogo nem pensa em desanimar, sobretudo a poucas horas de um duelo tão importante para a sequência da temporada. Abaixo, o LANCE! aponta cinco fatores que indicam que o time de Eduardo Barroca retornará ao Rio com bom resultado.

FASE RECENTE NO CONTINENTE

Nos dois jogos contra o Defensa, o Botafogo marcou quatro gols e ainda não foi vazado (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Um ponto que eleva a confiança do torcedor é que, nas últimas duas temporadas, o retrospecto contra equipes estrangeiras em competições continentais é positivo. Nos últimos sete confrontos de mata-mata, passou por cinco e caiu em dois, ambos diante de brasileiros. 

Na Libertadores de 2017, passou por duas fases mata-matas antes da de grupos (contra Colo-Colo e Olimpia) e, nas oitavas, pelo Nacional-URU. Ficou no caminho diante do Grêmio, nas quartas. Já na Sul-Americana do ano passado, o Alvinegro deixou o Audax Italiano e o Nacional-PAR pelo caminho. Caiu para o Bahia, nas oitavas. Agora, é hora de voltar a ir bem contra um clube gringo - na fase inicial deste ano, bom lembrar, foram duas vitórias contra o Defensa y Justicia.

RETROSPECTO DE GATITO

Gatito nunca perdeu para o Sol (Foto: Vitor Silva / SS Press / BFR)

Com 19 jogos nesta temporada, Gatito Fernández tem passado a já naturalizada segurança na meta alvinegra. Além disso, o paraguaio conta com um ótimo retrospecto contra o Sol de América, pouco conhecido por aqui.

A disputar a Copa América, Gatito já se deparou com o Sol em sete ocasiões, em seus tempos de Cerro Porteño: cinco vitórias e dois empates. Ou seja, o camisa 1 nunca perdeu para o adversário desta quarta-feira. Bom sinal.

RIVAL VULNERÁVEL

Sol de América passou pelo Mineros de Guayana, da Venezuela, pela primeira fase da Sul-Americana (Foto: Divulgação/Commebol)

O Sol de América tem no atacante César Villagra, que está na equipe desde 2015, o seu destaque na atual temporada. No entanto, os gols do artilheiro não têm sido o suficiente.

No Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio, encerrado neste fim de semana, o Sol de América teve a pior defesa da competição: foram 43 gols sofridos em 22 jogos. Ao todo, marcou 31 vezes (saldo de -12 gols).

POUCA PRESSÃO

Estádio é bem acanhado (Foto: Divulgação)

Fundado no dia 22 de março de 1909, o Sol de América, de Assunção, não tradição em torneios continentais, porém já conquistou o título nacional em duas ocasiões (1986 e 1991) - além de ser tricampeão da segunda divisão, em 1965, 1977 e 2006. 

O Sol de América manda os seus jogos no Estádio Luis Alfonso Giagni, em Villa Elisa, palco do jogo desta quarta. Chama a atenção o quão acanhado é o local, que tem capacidade para, aproximadamente, 11 mil torcedores. No último jogo, domingo último, os Los Danzarines jogaram em casa e foram derrotados, por 1 a 0, para o Cerro Porteño. Foram registrados apenas 1.095 pagantes.

PREMIAÇÃO IMPORTANTE

Sul-Americana traz esperança ao Alvinegro (Foto: Divulgação)

Não é novidade para ninguém que o Botafogo passa por um sufoco financeiro. Ainda mais por ter sido eliminado precocemente na Copa do Brasil deste ano (assim como em 2018), o Alvinegro necessita da vaga para assegurar os 375 mil dólares (R$ 1.537.000) de premiação e chegar às oitavas - cuja meta está sinalizada no orçamento do clube para 2019. 

As premiações serão essenciais para que o Botafogo consiga arcar com os seus compromissos salariais. Cabe destacar que o jogo da volta será realizado no dia 29 de maio, no Nilton Santos.