Futebol Melhor

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sport vira exemplo dentro e fora de campo para tradicional clube do Nordeste

Botafogo-PB enaltece programa de sócio-torcedor do Rubro-negro e vislumbra índices da agremiação

André Sport (Foto: Anderson Stevens/Eleven/LANCE!Press)
Escrito por

A boa temporada do Sport, dentro e fora de campo, rende elogios de críticos e também serve de exemplo para outras agremiações. O Rubro-negro vislumbra uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores e já angariou mais de 26 mil novos associados, em 2015. Tais fatos são inspiradores para o Botafogo-PB, tradicional agremiação nordestina.

Atualmente, o clube paraibano conta com apenas 461 afiliados, de acordo com o Movimento por um Futebol Melhor, e aparece na 47º posição do Torcedômetro. Já o Sport tem 41.930 adeptos e está no Top 10 do ranking nacional.

Números distantes para a realidade da agremiação que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. Contudo, o Alvinegro da Estrela Vermelha sonha alto. Para isso, trouxe Giovane Martineli visando ao cargo de diretor-executivo do clube. Experiente no ‘campo’ dos sócios-torcedores, implementou com sucesso projetos semelhantes, principalmente em São Paulo, e confia no potencial da torcida.

- O Sport é um exemplo para a gente, pois é da mesma região, e não foge muito da nossa realidade. Ele faz um trabalho de engajamento dos torcedores muito bacana. O clube conseguiu desassociar o programa de sócios aos ingressos para vender os benefícios e as ativações. Esse conceito que eu pretendo levar ao Botafogo. Lógico que haverá benefício em ingressos, mas além de ajudar o clube a ter uma fonte de receita interessante, quem virar sócio vai ter muitos benefícios em ações com atletas - comenta o dirigente.

Entre as principais propostas, Martineli adequará os valores praticados e criará novas categorias no programa de sócio-torcedor. Além disso, o investimento em comunicação e ações especiais serão maciços.

- O programa de sócio-torcedor do Botafogo tem tudo para, no médio prazo, ser a principal fonte de receita do clube. E não estou falando em números absurdos. Se chegarmos, ao final de 2016, com de 5 a 8 mil sócios-torcedores, a gente já poderá contar com uma receita significativa. É um trabalho longo, pois o clube tem menos de 500 associados, mas pelo potencial da torcida e pelas ações seria um número totalmente viável - completa o cartola.

Para atrair e fidelizar os adeptos, o Botafogo-PB integra o Movimento por um Futebol Melhor e oferece benefícios como desconto em produtos de Ambev, Unilever, Pepsico, SKY, TIM, BIC, Centauro.com.br, Easy Taxi, Multiplus, Editora Abril, Méliuz e Raízen, empresas parceiras do projeto.

Desde 2013, o Movimento concedeu mais de R$ 60 milhões em descontos aos associados. Em julho, o projeto atingiu a histórica marca de 1 milhão de sócios e contribui para uma receita estimada de R$ 400 milhões/ano no futebol brasileiro.