eSports

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Receita com eSport deve passar a marca de US$ 1 bilhão este ano

Brasil será o terceiro país com mais entusiastas da modalidade. Pensando nisso, a FIA lançará um curso voltado a executivos, profissionais e empreendedores

eSport é a nova febre mundial e já vem movimentando muito dinheiro (Foto: Divulgação)
Escrito por

A receita gerada pelo mercado de eSports este ano ultrapassará, pela primeira vez, a marca de US$ 1 bilhão (aproximadamente R$4 bilhões), segundo projeção da consultoria Newzoo. O Brasil será o terceiro país com mais entusiastas na modalidade, atrás de China e Estados Unidos.

Para esclarecer temas como a profissionalização de atletas, equipes e ligas e patrocínios nos eSports, a FIA (Fundação Instituto de Administração) vai ministrar um curso de eSports, com foco em negócios, voltado a executivos, profissionais e empreendedores.

- O DNA das equipes de eSports é privado, corporativo, elas se assumem como empresas, cujo objetivo do negócio é o lucro. Essa é a grande diferença em relação aos clubes de futebol, que são em sua maioria associações civis - disse André Sica, especialista em direito desportivo, que será o responsável por ministrar o curso.

O especialista ministrará a disciplina “Aspectos Jurídicos dos eSports para as relações entre clubes, ligas, atletas e patrocinadores”. O curso vai abordar cenários reais na dinâmica entre clubes e jogadores como negociações, parcerias envolvendo associação de marcas, implicações de substituições dos integrantes nas equipes de eSports, entre outros assuntos.

Segundo Sica, a atenção nos detalhes de um contrato, por exemplo, é fundamental tanto para o atleta quanto a equipe de eSports garantirem os seus direitos.

- O contrato de atleta profissional regulado pela Lei Pelé é mais específico do que um contrato geral de trabalho, é mais pesado, carregado de encargos. Tem a cláusula indenizatória, que é o valor que o atleta ou o novo clube tem que pagar se ele for romper com a antiga equipe; mas por outro lado há também a cláusula compensatória, quando o clube vai mandar o atleta embora, tem que pagar tudo o que foi combinado até o fim do contrato - afirmou.

Além de os eSports gerarem uma receita global de US$ 1,1 bilhão este ano, aumento de 26,7% em relação a 2018, segundo a consultoria Newzoo, a audiência mundial alcançará 453,8 milhões de pessoas (201,2 milhões de entusiastas de eSports e 252,6 milhões de espectadores casuais). Nessa velocidade, a estimativa é de que o mercado de eSports gere US$ 1,8 bilhão já em 2022.

SERVIÇO:
Carga Horária: 40 horas
Período do curso:  23/04/2019 à 25/06/2019 (terças-feiras) 
Horário do curso: 19:00 às 23:00.
Local: FIA Unidade Paulista – Metrô Trianon– Av. Paulista, 967, 1° andar (há estacionamento conveniado)
Informações: cursosfia@homoludens.com.br
Inscrições: www.fundacaofia.com.br/cadastrofia/Default.aspx?idcurso=2466&idturma=6475 = http://bit.ly/curso-e-sports-matricula