eSports

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Do Brasil para o mundo: atletas brasileiros de Rainbow Six Siege quebram barreiras e conquistam espaço em ligas de outras regiões

(Foto: Divulgação)
Escrito por

O Brasil, principalmente após a temporada vitoriosa em 2021, tornou-se protagonista no cenário competitivo de Rainbow Six Siege. Times do país conquistaram todos os títulos internacionais disputados, fato que potencializou o interesse de outras regiões em talentos brasileiros. Recentemente, Karl “Alem4o”, Lucas “Dias” e Arthur “GMZ” estrearam na elite mundial, em diferentes regiões da modalidade, e conquistaram vagas para disputar o primeiro torneio internacional da temporada, o Six Major Charlotte.

Diversos jogadores que disputavam as divisões de acesso, tratados como promessas, foram contratados para line-ups de destaque. Mas além dessa promoção de atletas mais jovens para a elite do R6 brasileiro, nota-se outro fenômeno recente: o de exportação de talentos.

Após ganhar o título de Rookie of the Year (novato do ano) pelo Siege GG em 2020 e ter conquistado o Six Major México com a Team oNe, o atleta Karl “Alem4o” - considerado o segundo melhor atleta de R6 em 2021 no ranking do Siege GG - foi contratado pela G2 Esports. O jogador é atualmente um dos destaques na Liga Europeia e liderou sua equipe para buscar a classificação para o Major, perdendo nas oitavas de final. Além do atleta da G2, outro brasileiro também faz parte do cenário europeu: Pedro “Thuunder”, da Natus Vincere.

A Liga Norte-Americana também não deixou de lado a participação de brasileiros. A organização XSET conta com seis integrantes do país no elenco. Dentre os atletas, está Leonardo “Kyno”, primeiro brasileiro a jogar em um torneio regional de elite fora do país. Juntaram-se a ele os players Lucas “DiasLucasBR”, Arthur “Gomez” e a equipe técnica comandada por Matheus “Budega”, Igor “Vivas” e Pedro “PFernandes”. O time terminou a primeira etapa do campeonato da NAL na quarta colocação e conseguiu a classificação para o primeiro torneio internacional da temporada. No Six Major Charlotte, a equipe de Gomez caiu nas oitavas de final.

“É sempre uma ótima experiência ter companheiros brasileiros na equipe, ainda mais quando são seis, com três jogadores e três na comissão técnica”, comenta Kyno. O jogador falou também sobre como é a comunicação durante os jogos: “Por mais que sejamos maioria, nos comunicamos em inglês por causa dos dois outros players”. O atleta também ressaltou que essa entrada brasileira em outros cenários mostra o nível elevado apresentado pelos jogadores do país.

Esta edição do Six Major contou com o maior número de participantes brasileiros da história. Além dos jogadores da XSET e Alem4o na G2, quatro equipes do Campeonato Brasileiro de Rainbow Six Siege - Team Liquid, W7M Esports, FURIA Esports e Team oNe - participaram do torneio. Dentre todos os participantes do país, apenas Lorenzo “Lagonis” (Team oNe) e Alem4o (G2) já conquistaram um Six Major.

Times tradicionais do futebol que investem no Rainbow Six Siege também ficaram de olho na contratação de brasileiros. A equipe do Herbalife Real Betis, estreante no cenário de R6, contratou quatro jogadores do país para compor o elenco e disputar a Liga Nacional da Espanha. São eles: Arthur “THVR”, Diego “DMV” e Thirso “TucanQ” e Icaro “Icarowska”.

A argentina Malvinas Gaming, que disputa o Campeonato Sul-Americano, também reforçou a line-up com nomes conhecidos para 2022. O argentino Ivan “Ragn4r” irá contar com Vitor “Kurtz”, Matheus “KingSt4r” e Pedro “Naka” como companheiros brasileiros no time. Kurtz e Naka já jogaram juntos, quando foram vice-campeões da Série B com a camisa da ISURUS.

Outra liga inserida na região LATAM que também contou com participações de brasileiros foi a mexicana. Em 2021, Victor “Bersa”, Daniel “Novys” e Lucca “MKing” foram convidados pela Atheris Esports para disputar o torneio nacional do México. O time sempre foi considerado favorito durante todo o campeonato, garantindo a liderança. Entretanto, nos playoffs não conseguiu o título e terminou na segunda colocação da competição.

A força do cenário brasileiro, que além de atletas talentosos conta com um calendário de competições bem estruturado, levou também o país a se tornar o palco dos melhores times do mundo. O Brasil, além de exportar jogadores, tornou-se uma região que atrai investimentos estrangeiros no cenário competitivo. Entre as dez equipes que disputam o Campeonato Brasileiro de Rainbow Six Siege, quatro são de origem internacional e de grande expressão (Team Liquid, FaZe Clan, Ninjas in Pyjamas e 00 Nation).

O ano de 2022 ainda promete muitas emoções no cenário de R6 nacional. Além do Campeonato Brasileiro de Rainbow Six 2022, que retornará no dia 18 de junho para o segundo turno, e da segunda edição da Copa Elite Six da América, que determinará a classificação de quatro equipes para o Six Major de Agosto, o calendário competitivo terá disputas até dezembro e reservará mais edições do Circuito Feminino, Copa Elite Six da América, Six Major, Copa do Brasil e Série B de Rainbow Six Siege, além dos outras etapas do Brasileirão.