eSports

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Corinthians anuncia entrada no eSports e apresenta seu time de Free Fire

Conheça os jogadores que irão vestir a camisa do Timão na Free Fire Pro League Brazil Season 3

Corinthians anuncia entrada no eSports e apresenta seu time de Free Fire - Foto: Divulgação
Escrito por

O Corinthians anunciou a sua entrada no cenários dos esportes eletrônicos. O primeiro time do clube será para participar da Free Fire Pro League Brazil Season 3. A organização confirmou a sua entrada oficial para os eSports, geralmente como são chamados os esportes eletrônicos, no início deste mês de outubro.

A escalação para o jogo da Garena conta com Luciano Fausto, Samuel “Level Up 007” Lima, Bruno “Nobru” Goes, Carlos “Fixa” César, Douglas Pires e Genildo “Japa” André. A iniciativa de entrar no cenário vem de uma parceria entre o Timão com a Immortals Gaming Club.

Os integrantes da equipe do Corinthians são antigos membros da “Bando de Loucos” (BDL), nome que já fazia referência à torcida corinthiana. Os jogadores disputam a fase de grupos da Free Fire Pro League Brazil Temporada 3 e estão na briga por uma vaga na final. A decisão do torneio irá acontecer no dia 9 de novembro no Rio Centro, no Rio de Janeiro.

O campeonato está valendo uma vaga para o Mundial, que irá acontecer dia 16 de novembro, também no Rio de Janeiro. Samuel “Level Up 007” Lima é um dos grandes destaques e promessas do time. O jogador e streamer foi um dos convocados para representar o Brasil no Streamers Showdown. Um torneio mundial do modo Contra Squad onde os brasileiros foram campeões. Essa disputa aconteceu no fim de setembro em Bangkok, na Tailândia.

Corinthians e clubes tradicionais nos esportes eletrônicos

O Timão, antes de ter uma equipe de Free Fire no cenário dos eSports, já havia lançado um time de League of Legends (LoL) em 2017. Na época, a parceria para atuação no cenário foi com a RED Canids, porém, o projeto não deu muito certo.

Além disso, existem rumores de que o Corinthians deve anunciar em breve uma equipe de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), mas até o momento a assessoria do Timão não confirmou a informação.

O crescimento do mercado dos esportes eletrônicos cresceu bastante e atraiu bastante clubes de esportes tradicionais. Entrar no cenário dos eSports é uma tendência que está sendo cada vez mais seguida por times de grande, médio e pequeno porte.

Alguns clubes conseguem sucesso ao misturar a paixão do futebol com a intensidade dos jogos e abraçam modalidades como Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, FIFA, Pro Evolution Soccer (PES), etc.
A organização segue os exemplos de outros clubes tradicionais de esportes que estão investindo nos jogos eletrônicos como:

Flamengo

O time do Flamengo entrou para o cenário dos esportes eletrônicos em 2017 e, desde então, aposta fortemente na sua equipe de League of Legends. O seu principal jogador e figura central é Felipe “brTT”. Além disso, no cenário o time Rubro-Negro conquistou três vice-campeonatos nas três competições da Riot Games, desenvolvedora do jogo, que já disputou. Estes torneios foram o 1º Split do Circuito Desafiante 2018, o 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) 2018, e o 1º Split do CBLoL 2019.

O time do Flamengo acabou de representar o Brasil no Mundial de League of Legends deste ano de 2019, mas infelizmente foi eliminado na Fase de Grupos.

BrTT no jogo do Flamengo no CBLoL - Foto: Riot Games

Athletico-PR

O time do Athletico-PR entrou para o cenários dos eSports no ano de 2017 em parceria com a Furacão E-sports, que virou o nome do time do clube no cenário. A atuação é com um time oficial nos campeonatos de FIFA. Sendo assim, o clube paranaense atua apenas no simulador de futebol da EA Sports, na categoria Pro Clubs.

Furacão entrou apostando no FIFA - Foto: Divulgação Athletico PR

Goiás

O clube do Goiás também iniciou sua carreira nos eSports em 2017. Isso aconteceu com Lucas “Lucasrep” e Lucas Tabata representando o time ao longo de um ano. Vestindo a camisa do Esmeraldino, Lucasrep foi considerado o melhor jogador brasileiro na FIFA Interactive World Cup 2017, o Mundial de FIFA 17.

Lucasrep durante a disputa da FIWC Americas - Foto: Divulgação Fifa

Santos

Assim como outros clubes, o Santos entrou nos eSports em parceria com uma organização do mercado. Em um acordo com a Dexteriry, foram formadas equipes no League of Legends, CS:GO e Rainbow Six Siege. Infelizmente, o clube não teve bons momentos de sucesso, mas muitos jogadores importantes tiveram sua passagem por lá. Jogadores como Rafael “pava” e Paulo “land1n” na line-up de CS:GO.

Além disso, o trio que formou a base da FaZe Clan no Rainbow Six Siege, Gabriel "cameram4n", Leonardo "Astro" e Guilherme "gohaN", também passou pelo clube do Santos nos esportes eletrônicos. Já em 2018, o Peixe encerrou as suas relações com a Dexterity e iniciou uma parceria com a Select Esports. Sendo assim, as modalidades de CS:GO, tanto masculino quanto feminino, Rainbow Six e League of Legends, foram reativadas.

Ademais, a equipe feminina se destacou como uma das melhores do Brasil no FPS da Valve.

Vasco

A entrada do Vasco nos esportes eletrônicos começou a ter suas primeiras notícias em agosto do ano passado. Isso aconteceu quando o vice-presidente de marketing do clube, Bruno Maia, indicou que existia a vontade de começar a competir a partir deste ano de 2019.

Ele apontou:
- Estamos estruturando a forma do Vasco entrar ao longo de 2019. Estamos conversando com empresários, times e jogadores para montar o melhor jeito de entrarmos. Entendo como aplicar os valores históricos do clube e também como um business importante.

Além disso, essa pontuação foi feita no mesmo dia em que o time do Vasco foi anunciado como um dos cinco clubes brasileiros exclusivos na versão 2019 do Pro Evolution Soccer (PES), simulador de futebol da Konami.

Já no mês seguinte, a ESPN Esports Brasil fez uma apuração indicando que, por meio de um estudo que durou oito meses, o clube concluiu que é possível investir sem precisar usar as receitas voltadas ao futebol.

Por fim, sabe-se que a entrada do Vasco nos esportes eletrônicos será realizada por meio de etapas. A primeira será para a criação de equipes profissionais, seguida da que envolverá a construção de um Centro de Treinamento em São Januário. A última fase terá o foco na organização de torneios pela internet e formação da base.

Vasco planeja entrar nos eSports - Foto: Divulgação

Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou a sua entrada nos eSports no mês passado e agora tem o nome dos jogadores que irão representar o clube no FIFA 20. Para o PlayStation 4 (PS4) será o jogador mineiro Guilherme “Guigonzc” Gozanga e para o Xbox One será o paulista Josaci “Senna do Boné” Senna. Ambos os jogadores são bastante conhecidos na comunidade e foram escolhidos a dedo pelo time da Raposa. Eles têm contrato assinado até o fim da temporada competitiva do simulador de futebol da EA Sports.

Além do mais, Senna é um dos jogadores profissionais brasileiros de FIFA com a maior base de fãs da comunidade. Ele já chegou a atingir 60 mil inscritos em seu canal da Twitch e tem atualmente quase 18 mil no Mixer. Ademais, ele tem 28,5 mil seguidores no Twitter.

Quando falamos do campo de futebol virtual, em 2017 ele foi campeão da E-Cup no Beira-Rio vencendo do argentino Nicolas “nicolas99fc”, um dos maiores jogadores do mundo. Senna conseguiu essa conquista alguns meses depois de ter disputado um Mundial pela primeira vez, a FIFA eWorld Cup.

Já o mineiro, Guilherme, é torcedor do Cruzeiro e chegou a disputar um campeonato internacional do circuito oficial do FIFA 19 vestindo a camisa do clube. Até o momento, o maior resultado da carreira do jogador foi ter vencido a seletiva brasileira para a FIFA Interactive World Cup (FIWC) de 2013.