Equipe Furnas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Espaço Furnas Cultural recebe Museu do Surf Rico

Relíquias do surfe ficarão expostas entre 13 de maio e 12 de junho no Rio de Janeiro

Rico de Souza (com máscara)  mostrará fotos raras do surfe (Foto: Divulgação/Furnas Cultural)
Escrito por

Enquanto acontece no Rio de Janeiro mais uma etapa do Mundial de Surfe, o Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, Zona Sul da cidade, recebe relíquias do Museu do Surf Rico entre 13 de maio e 12 de junho. História viva do surfe brasileiro, Rico de Souza reúne pranchas e fotos que coleciona desde a década de 60, entre elas madeirites, com as quais iniciou a carreira no Leblon, além de modelos usados por nomes como Pepê Lopes e o bicampeão mundial Tom Carroll. Tesouros do esporte nacional e internacional serão expostos de graça ao público.

Rico se tornou uma referência para o surfe no Brasil e a história dele se confunde com a própria evolução do esporte no país. Ainda assim, o hoje empresário deixa claro que a exposição não é apenas biográfica e pretende apresentar um pouco da tribo do surfe ao longo dos tempos.
- As fotos mostram como cabelos grandes e parafinados faziam parte do visual despojado daquelas pessoas. Na época, elas chamavam atenção por serem diferentes e fazerem um esporte mais diferente ainda. Na verdade, o surfe era considerado muito mais um estilo de vida do que um esporte. Hoje em dia, o esporte cresceu, mas o estilo de vida ligado ao surfe, sem dúvida, cresceu mais ainda - afirma Rico.

O esporte cresceu tanto que, atualmente, os brasileiros dominam a elite do surfe mundial. Muitos deles fazem parte da Equipe Furnas, que apoia um grupo de esportistas, ex-atletas e treinadores cujas trajetórias servem como inspiração para as novas gerações.

- Os atletas da Equipe Furnas participam de várias ações sociais apoiadas pela empresa, tanto dirigidas ao público interno quanto externo. É um projeto onde todos ganham. Os atletas conhecem um pouco da complexidade do setor elétrico. Já nossos colaboradores e as comunidades no entorno dos empreendimentos têm a chance de escutar sobre superação e amor ao esporte - comenta Leandro Coelho, gerente de comunicação de Furnas.

No surfe, a Equipe Furnas apoia Lucas Silveira, Pedro Scooby, Pedro Calado, Chloé Calmon, Silvana Lima, Davi Teixeira (o Davizinho) e Lena Guimarães.

Incentivador do esporte, Rico analisa o atual momento dos surfistas brasileiros no cenário internacional e reforça a importância de investimento na formação e no treinamento dos atletas.

- Eu fui a primeira pessoa a receber o Mineirinho (atual campeão mundial) no Havaí há anos. É uma satisfação vê-lo pegando altas ondas hoje. É inegável que o surfe brasileiro atravessa um momento muito especial e, por isso, é tão importante que empresas como Furnas continuem apoiando nossos atletas. Tenho certeza que a etapa do Rio vai trazer muitas alegrias - conclui Rico.

O Museu do Surf Rico ficará exposto no Espaço Furnas Cultural de terça a domingo, de 14h às 18h. Sábados, domingos e feriados o horário é de 14h às 19h. O endereço é Rua Real Grandeza 219, em Botafogo.