Equipe Furnas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil espera ao menos cinco pódios no Pré-Olímpico das Américas

Competição, com atletas que provavelmente vão representar o país no Levantamento de Peso na Olimpíada, será entre os dias 7 e 11 de junho, na Colômbia

Bruna Piloto, Rosane Santos e Jaqueline Ferreira são esperanças de medalhas para o Brasil no Pré-olímpico das Américas do Levantamento de Peso (Foto: Divulgação/CBLP)
Escrito por

Com nove atletas no grupo (quatro no feminino e cinco no masculino), a Seleção Brasileira de Levantamento de Pesos disputa, entre os dias 7 e 11 de junho, o Campeonato Pan-americano Adulto/Pré-olímpico das Américas, na cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia. As provas acontecerão no Coliseo Base Naval, em Bocagrande, a partir das 9 horas, nos cinco dias do evento.

Atleta da Equipe Furnas, Jaqueline Ferreira, detentora das medalhas de bronze no Sul-americano/Evento-teste Rio 2016 e nos Jogos Pan-americanos de Toronto/2015, na categoria 75 kg, está confirmada no torneio.

Cerca de 20 países terão representantes na competição, que é a principal do continente e, nesta temporada 2016, ganha mais importância por ser a última seletiva das Américas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os organizadores esperam recorde de atletas inscritos. O evento integra os calendários da Federação Internacional e da Federação Pan-americana de Levantamento de Pesos.

No Pré-olímpico das Américas, a seleção brasileira feminina terá, além de Jaqueline Ferreira, Liliane Lacerda, bronze no Campeonato Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, na categoria 69 anos; Bruna Piloto, vice-campeã no Sul-americano/Evento-teste Rio 2016 e bronze no Pan de Toronto/2015, na categoria 63 kg; e a campeã do Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, na categoria 53 kg, Rosane Santos.

Para a equipe nacional masculina foram convocados Mateus Gregório, bronze no Campeonato Sul-americano/Evento-teste Rio 2016 e vice-campeão dos Jogos Pan-americanos/2015, na categoria 105 kg; Romário Martins, campeão do Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, na categoria 94 kg; Josué Lucas, vice-campeão no Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, e Welisson Rosa, ambos na categoria 85 kg; além de Matheus Delan, na categoria 69 kg.

Segundo Enrique Montero Dias, presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), patrocinada pela Petrobras, o Brasil poderá conquistar pelo menos cinco pódios no Campeonato Pan-americano.

- Temos boas chances de medalhas com Mateus Gregório, Welisson Silva, Jaqueline Ferreira, Bruna Piloto e Rosane dos Santos - afirma.

A equipe brasileira é chefiada por Edmilson Dantas e conta com os técnicos Dragos Stanica e Luís Lopez.

Após o Campeonato Pan-americano, a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos divulgará os nomes dos atletas que ficarão com as cinco vagas na seleção nacional (três no masculino e duas no feminino), asseguradas ao Brasil por ser a sede dos Jogos Rio 2016.

Com a vaga olímpica garantida, o recordista e bicampeão pan-americano da categoria acima de 105 kg, Fernando Reis, desfalca a seleção no Campeonato Pan-americano e continua os treinamentos específicos, visando os Jogos Olímpicos. “Ele seria o favorito ao ouro no Pan das Américas, mas a comissão técnica achou por bem poupá-lo do desgaste da viagem e da disputa na Colômbia, para que ele se mantenha 100% focado na preparação final para as Olimpíadas”, comenta Enrique Montero, presidente da CBLP.